Dom Arnaldo visitou a Casa da Advocacia e da Cidadania de Jundiaí e participou da abertura das atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra, na noite da última terça-feira, 26 de novembro.
O Bispo abriu o evento e propondo uma atuação conjunta no combate ao racismo e na adoção de medidas de inclusão e pertencimento. Afirmou que a Igreja Católica pode fazer mais pela igualdade racial e expressou indignação com as desigualdades, injustiças e violências, que vitimam com maior intensidade as pessoas negras.
Por sua vez, o Presidente da OAB Jundiaí, Gustavo Ungaro, criticou a preocupante disparada da letalidade policial e mencionou diversas iniciativas concretas da Ordem, como as cotas raciais na composição das diretorias, conselhos e listas sêxtuplas a vagas de Desembargadores, a eleição da primeira Presidente negra da OAB São Paulo, a realização do Cine OAB sobre a temática, com a presença da Profa. Eunice Prudente, e a aprovação do protocolo com perspectiva racial para a atuação da Advocacia.
No evento, também estiveram presentes o Vice-presidente da OAB Jundiaí, Vicente de Paula Silva; o Secretário Geral e Presidente eleito, Daniel Martinelli; e demais membros da diretoria. Dom Arnaldo foi acompanhado de Dom Gonzalo Alfredo Ontiveros Vivas, Bispo do Vicariato Apostólico de Caroni, na Venezuela, que está visitando a Diocese de Jundiaí.
A programação do Mês da Consciência Negra seguiram até o dia 27.