Beato Antônio Frederico Ozanam (1813–1853) foi um leigo católico francês, professor universitário, advogado, jornalista e um dos grandes nomes do apostolado social da Igreja no século XIX.
Ele nasceu em Milão, em 1813, mas cresceu em Lyon. Desde jovem, destacou-se pela inteligência e pela profunda fé cristã. Aos 20 anos, junto com outros estudantes da Sorbonne, em Paris, fundou a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), em 1833. O objetivo era responder, de modo concreto, à miséria que assolava os pobres da França naquele tempo, inspirados pelo exemplo de caridade de São Vicente de Paulo.
Casou-se com Amélie Soulacroix, com quem teve uma filha, e viveu sua vocação como esposo, pai e intelectual cristão. Foi também um defensor do diálogo entre fé e cultura, mostrando que o Evangelho podia e devia estar presente no mundo universitário e social.
Morreu em 1853, em Marselha, aos 40 anos, consumido pela tuberculose. Em 1997, o Papa São João Paulo II o proclamou Beato, apresentando-o à Igreja como modelo de leigo, esposo e apóstolo da caridade. Sua festa litúrgica é celebrada em 9 de setembro.
Em nossa Diocese, está instalada a Paróquia Beato Frederico Ozanam, em Jundiaí.
ORAÇÃO:
“Senhor, fizestes do Beato Frederico Ozanam uma testemunha do Evangelho, maravilhado com o mistério da Igreja. Inspirastes sua luta contra a miséria e a injustiça e lhe dotastes de uma incansável generosidade a serviço de qualquer homem que sofre. Em família, se revelou filho, irmão, esposo e pai excepciona. No mundo, sua ardente paixão pela verdade iluminou seu pensamento, seus ensinamentos e seus escritos. Em nossa Sociedade, que concebeu como uma rede universal de caridade, infundiu o espírito de amor, audácia e humildade herdado de São Vicente de Paulo.” Em cada um dos aspectos de sua breve existência, aparece sua visão profética da sociedade tanto como a evidência de suas virtudes. Por estes múltiplos dotes, vos damos graças, Senhor, e solicitamos – se tal for a vossa vontade – a graça de um milagre, pela intercessão do Beato Frederico Ozanam. Que a Igreja proclame sua santidade, tão providencial para os tempos presentes!
Rogamos por Nosso Senhor Jesus Cristo.” Amém.