25 de julho de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Arquidiocese de Sorocaba completa 100 anos

FOTO: GABRIELLE CAMARGO PUSTIGLIONE (4/7/2024)

Ao celebrarmos os cem anos da Arquidiocese de Sorocaba,
recordamos a celebração dos sacramentos, a pregação da palavra de Deus,
a evangelização, a formação da pessoa e da família
para a vida cristã e para a sociedade,
o cuidado com os carentes e marginalizados,
a presença da Igreja junto aos sofridos e aos esquecidos.
Celebramos um século promovendo a vida e a dignidade humana para este mundo e para a eternidade.
Celebramos uma história que foi sendo construída com a força e a graça do Santo Espírito, que ‘faz nova todas as coisas’ e pelo qual cada um de nós, juntos, também podemos expressar: ‘Até aqui nos socorreu o Senhor!’” , Julio Endi Akamine.

Uma missa solene marcou, na manhã desta quinta-feira, 4 de julho, o centenário da Arquidiocese de Sorocaba. A celebração eucarística foi presidida pelo Arcebispo metropolitano de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte na presença de centenas de fiéis, além de autoridades eclesiásticas, entre esses marcou presença Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo Diocesano de Jundiaí.

Fundada em 4 de julho de 1924, pelo Papa Pio XI, a Igreja Particular de Sorocaba, como é chamada, completou 100 anos. Antes de sua criação, a área da Arquidiocese de Sorocaba pertencia à circunscrição de Botucatu. A entidade religiosa responde por 58 paróquias, de 12 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). São eles: Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Boituva, Cerquilho, Iperó, Jumirim, Piedade, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Tapiraí, Tietê e Votorantim.

A Sub-Região Sorocaba da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além da Arquidiocese de Sorocaba, é composta pelas Dioceses de Itapetininga, Itapeva, Jundiaí e Registro.

 

 

Rolar para cima
Rolar para cima