Coordenadoras e agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Diocese de Jundiaí participaram, entre os dias 21 e 23 de novembro, do 27º Encontro Estadual de Comunicação do Regional Sul 1, realizado no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). O encontro teve como tema “Comunicar com o coração: PASCOM, mansidão e esperança”, inspirando reflexões sobre a missão evangelizadora através dos meios de comunicação.
As atividades tiveram início na sexta-feira, dia 21, com a Missa de Abertura, e foram concluídas no domingo. O assessor do encontro foi o Padre Fabiano Roberto Silva dos Santos, da Arquidiocese de Uberaba, que conduziu dias de reflexão, questionamentos alternados com espiritualidade e, ao mesmo tempo, convidando os participantes a revisitarem a própria vocação comunicadora.
Ao longo das reflexões, o sacerdote provocou os agentes com a pergunta: “Eu pedi a sua ajuda e você aceitou… então dê retorno.” Também lembrou que a comunicação nasce do interior de cada pessoa: “O que você tem guardado no coração para comunicar com o coração?”, reforçando ainda que “o amor não é procura, é escolha” – um chamado à responsabilidade e à entrega missionária.

Representando a Diocese de Jundiaí, estiveram presentes as coordenadoras diocesanas Isabela Regina Silva e Márcia Leme Santos, que participaram do encontro com o propósito de fortalecer a espiritualidade e renovar o compromisso de serem luz e referência para os coordenadores paroquiais e agentes da PASCOM em toda a Diocese. “Agora temos a missão de levar esses conteúdos, aprendizados e reflexões para nossos agentes na Diocese de Jundiaí. Que cada participante compartilhe com sua comunidade, para que toda a PASCOM seja alcançada por esse movimento de formação e unidade”, afirmou Isabela.
Também marcaram presença as agentes e coordenadoras Paroquiais Daniela, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Santana de Parnaíba), Miriam, da Paróquia Nossa Senhora do Desterro (Jundiaí), Gabriela, Paróquia São Luís Gonzaga (Itu), e Cândida, Paróquia Nossa Senhora da Candelária (Itu) que, juntas, vivenciaram esses dias de formação, partilha, integração e oração.



