Padres recém-nomeados recebem formação sobre administração paroquial.
“Pastorear, liderar e administrar” foi o tema do primeiro encontro para presbíteros recém-nomeados párocos e administradores paroquiais, realizado pela Diocese de Jundiaí, por meio da coordenação da Ação Evangelizadora e Pastoral dos Funcionários, que têm à frente dos Padres Antonio Carlos dos Santos e Lupércio Batista Martins.
Reunidos entre os dias 16 e 18 de abril, no Recando Campestre, em Vinhedo, 12 presbíteros diocesanos puderam conhecer o atual sistema de gestão da Igreja de Jundiaí, os vários setores administrativos que funcionam na Cúria Diocesana, com vistas a um melhor desempenho de seu ministério nas diferentes áreas de atuação.
O ofício dos padres não está ligado, necessariamente, a parte administrativa e ou para resolver questões burocráticas. Nesse sentido, a formação foi momento de oferecer aos participantes uma oportunidade para conhecer e compreender todo o funcionamento da Igreja de Jundiaí, o sistema de gestão e o processo administrativo.
E para auxiliar os padres na nova missão de administrar, colaboradores dos Departamentos de Recursos humanos, Contabilidade e Financeiro, Patrimônio, Chancelaria, Tribunal Eclesiástico, Comunicação, Cáritas Diocesana e secretariado da Ação Evangelizadora ofereceram uma orientação administrativa. Eles revezaram em breves períodos de apresentação da estrutura interna e atividades que desenvolvem, sobre questões operacionais, como, por exemplo, os cuidados com arquivos e documentos e em relação às responsabilidades fiscais e encargos sociais.
Para o Padre Antonio Carlos, a iniciativa deste encontro e sua realização tornou possível aos presbíteros recém-nomeados para os ofícios de pároco e administrador paroquial “um estreitamento das relações com a sede administrativa gestora da Mitra Diocesana, bem como possibilitou a ampliação dos conhecimentos com base nas ações que competem a essas novas funções e conhecer as normas administrativas que regem a Diocese de Jundiaí”.