26 de fevereiro de 2021

Jundiaí /SP

Abertura do ano letivo do Centro Diocesano de Formação do Laicato

O ano letivo do Centro Diocesano de Formação do Laicato iniciou no dia 3 de fevereiro, reunindo alunos dos sete Núcleos na modalidade online. Participaram ainda, os coordenadores dos Núcleos e professores.

O tema da aula de abertura tivo foi a Carta Apostólica “Patris Corde – Um coração de Pai” do Papa Francisco e foi ministrada pelo Professor Sérgio de Abreu, do Núcleo Teológico Maria Sede de Sabedoria, que motivou os alunos a se inspirarem nos exemplos de São José.

Antes disso, a direção do Centro Diocesano de Formação do Laicato Dom Gabriel, composta por Irmã Alcinda Primon, CMC (diretora); Padre Cristiano Roberto Campelo, SDB (assessor eclesiástico) e Maria Angela Palma Ribeiro (coordenadora pedagógica), deu as boas-vindas aos participantes, fez algumas considerações e passou as orientações gerais de funcionamento do Centro de Formação.

Neste ano também, as aulas do Núcleo Teológico de Jundiaí serão on line; desde o ano passado, o Núcleo já oferece essa modalidade de ensino, o que vai se repetir nesse ano devido a reforma do prédio da Cúria Diocesana.

De acordo com a diretora, Irmã Alcinda, isso acontecerá “não só para atender as necessidades desses tempos de pandemia, mas para facilitar a participação dos alunos, diminuindo as distâncias e se utilizando dos novos  meios de comunicação“.

Dessa forma, a iniciativa abriu novos horizontes e chegou a outras regiões do estado de São Paulo e do Brasil. Nos diversos cursos, há alunos inscritos das Dioceses de Sorocaba, de Amparo, de São Paulo e dos estados do Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. O Núcleo Diocesano de Formação Fé, Política e Cidadania Dom Amaury Castanho conta também, com a participação de alunos de países como Colômbia e Equador, países da América do Sul, e de Moçambique, na África.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima