30 de julho de 2021

Jundiaí /SP

A Teologia do Corpo (VIII): O celibato por amor ao reino dos céus (1)

A revelação cristã reconhece duas formas específicas de realização completa da vocação do amor do ser humano: matrimônio e celibato, sendo que tanto uma quanto a outra, em sua forma própria, representa a realização da verdade mais profunda a respeito de o homem ter sido criado à imagem de Deus. Baseado no texto, “Seus discípulos disseram-lhe: Se tal é a condição do homem a respeito da mulher, é melhor não se casar! Respondeu ele: Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado. Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda” (Mt 19,12). São João Paulo II fundamenta o quarto ciclo das suas catequeses sobre a Teologia do Corpo (TdC): O celibato por amor ao reino dos céus.

O celibato sacerdotal é, antes de mais nada, um dom. Um dom precioso, concedido por Deus a Sua Santa Igreja. Somente à luz do exemplo de Cristo é que se pode entender o celibato sacerdotal. Ora, Cristo é o Sumo Sacerdote (Hb 4,14) e exemplo máximo para todo ministro sagrado. Consagrar corpo e alma ao Senhor implica o desejo de agradá-lo com toda a sua vida e com todo o seu ser. Cada aspecto da vida do padre celibatário precisa, pois, evidenciar esse empenho. Não apenas ele procurará viver na pureza de coração e de corpo mas seu comportamento, suas palavras, seus relacionamentos, tudo deverá revelar a beleza da sua vocação.

O Papa João Paulo II reconhece que abraçar livremente uma vida de celibato não significa renegar a própria sexualidade, mas sim reconhecê-la como um aspecto essencial de uma entrega total de si para o Outro, por amor ao Reino dos Céus. E isso se torna a fonte da fecundidade sacerdotal, não em um sentido físico, mas em um sentido espiritual. Através dessa contínua oferta de si, ele pode gerar vida espiritual e nutrir seu povo, o qual, não por acidente, o chama de “padre” (pai). A missão dos padres se conforma então com a do Cristo Esposo, que é uma missão masculina, paternal e espiritual: ser imagem da hombridade de Cristo que combate o mal, constrói o Reino, protege e guarda a Igreja e gera filhos espirituais pela Palavra da fé.

São João Paulo II observou que a pessoa celibatária deve submeter “a pecaminosidade de sua humanidade aos poderes que emanam do mistério da redenção do corpo … assim como qualquer outra pessoa deve fazer” (TdC 77,4). É por isso que ele indica que o chamado ao celibato não é só uma questão de formação, mas de transformação. A pessoa que vive essa transformação não é obrigada a dar vazão a suas luxúrias. Ela é livre com o que João Paulo II chamou de “a liberdade do dom.”

Neste sentido, o celibato consagrado só pode ser compreendido a partir do dom do Amor a Deus e aos irmãos. Pois o celibato consagrado não se caracteriza como um prêmio dos fortes, nem tampouco como uma lei arbitrária da Igreja. O celibato por causa do Reino é um dom de Deus confiado a seres humanos frágeis, porém, com o coração transbordante de amor: “Portanto, naquele apelo para a continência “por amor do Reino dos Céus”, primeiro os mesmos discípulos e depois toda a Tradição viva da Igreja cedo descobrirão o amor que se refere a Cristo mesmo, como Esposo da Igreja, Esposo das almas, às quais Ele se deu a Si mesmo totalmente, no mistério da sua Páscoa e da Eucaristia. Deste modo, a continência “por amor do Reino dos Céus”, a opção pela virgindade ou pelo celibato para toda a vida, tornou-se na experiência dos discípulos e dos seguidores de Cristo o ato de uma resposta particular do amor do Esposo Divino, e por conseguinte adquiriu o significado de um ato de amor esponsal: isto é, de um dom esponsal de si, a fim de retribuir de modo particular o amor esponsal do Redentor; um dom de si entendido como renúncia, mas feito sobretudo por amor” (TdC, 79,9).”

Pe. Enéas de Camargo Bête

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

CÚRIA DIOCESANA
DE JUNDIAÍ

Rolar para cima