28 de março de 2024

Jundiaí /SP

A caridade é intensificada em meio a pandemia

A Sociedade São Vicente de Paulo atende, na Diocese de Jundiaí, mais de 1200 famílias, assistidas pelas Conferências Vicentinas (como são denominados os grupos de vicentinos), com cestas básicas, materiais de higiene, roupas e medicamentos. Há Conferências que conseguem também por meio de parcerias, oferecer frutas, verduras, legumes, ovos, etc. Todo alimento que que chega até as mãos dos vicentinos, é encaminhado para as famílias carentes.

Com a situação vivida nesse momento de pandemia, a caridade não pode parar e as Conferências nos relatam o aumento dos pedidos de ajuda aos vicentinos. Estratégias tem sido tomada para não desamparar as famílias, pois sem poder visitar as famílias, os vicentinos no grupo de risco, se unem e pedem ajuda aos membros mais jovens para que possam ir até a casa dos assistidos.

Para arrecadação de alimentos, as Conferências estão contando com a ajuda das Paróquias e comunidades, criando pontos de coleta no bairro, com dia e horário marcados para levarem as doações, sistema drive-thru nas sedes vicentinas, campanha com amigos e familiares e ainda partilhando as doações que sobram de uma unidade com as outras unidades onde faltam. Parcerias também vem sendo criadas e vale salientar, a Cáritas Diocesana que se preocupa muito com a vulnerabilidade das famílias.

Mais uma grande preocupação dos vicentinos são as Instituições de Longa Permanência para Idosos, que tiveram suas fontes de receita diminuídas drasticamente, devido à falta de recursos provenientes dos bazares, o cancelamento dos eventos programados, além da queda das doações. Pensando nisso, o Conselho Nacional do Brasil criou uma campanha chamada “Rede de Caridade SSVP”, para arrecadar doações para os 600 lares de idosos que existem no Brasil, por meio do site: www.rededecaridadessvp.com.br.

O presidente do Conselho Central de Jundiaí, Denílson Cardoso de Sá, nos motiva a continuarmos a missão: “Devemos seguir o exemplo de Jesus Cristo, evangelizar dos Pobres! Temos que nos cuidar, sem deixar de ir ao encontro daqueles que mais precisam. É hora de reinventarmos o nosso trabalho para que os assistidos não sejam desamparados. Servir aos Pobres como se fosse o próprio Cristo!”

Quem somos: A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, adultos e jovens, dedicados ao trabalho cristão da caridade. Seus membros são mais conhecidos como “vicentinos”, e tem o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e buscar estratégias para que a situação em que vivem possam ser transformas de forma efetiva.

Mais informações, ligue: (11) 4586-1844 ou para  (11) 93254-0546 ou entre em contato a paróquia mais próxima.

 

Colaboração: SSVP 

 

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima