O Dia Mundial da Vida Consagrada é um convite à Igreja e à sociedade para contemplar o dom precioso de homens e mulheres que, movidos pelo amor de Deus, entregam suas vidas totalmente ao serviço do Reino. Pela profissão dos conselhos evangélicos — pobreza, castidade e obediência —, as pessoas consagradas tornam visível, no meio do mundo, que Deus é suficiente e que o amor pode ser vivido como doação plena. Sua presença silenciosa e fiel nas comunidades, paróquias, escolas, hospitais e nas periferias humanas é sinal de esperança, profecia e misericórdia.
Celebrar este dia é também agradecer pelo testemunho de oração constante, fraternidade e serviço generoso que sustenta a vida da Igreja. A vida consagrada recorda a todos os batizados que somos chamados à santidade e a colocar Cristo no centro da existência. Em tempos marcados por pressa, individualismo e incertezas, os consagrados e consagradas apontam, com a própria vida, para aquilo que não passa: o amor de Deus que transforma, consola e envia em missão.
ORAÇÃO:
“Deus Pai, que iluminastes o mundo com a vinda do vosso amado Filho, e que enriqueceis a vossa Igreja com diversos carismas e ministérios, olhai por todos os que querem dedicar-se ao vosso Reino. Enviai muitas e santas vocações à vida consagrada, despertando no coração dos nossos jovens o desejo de se entregarem totalmente a Vós. Renovai, pela força do vosso Santo Espírito, o ardor missionário dos consagrados e consagradas que se comprometeram convosco através dos votos de pobreza, castidade e obediência, e por meio das particulares formas de vida e apostolado. Que eles continuem iluminando o mundo com o seu testemunho de vida, sendo sinais de amor e de esperança no serviço aos irmãos e irmãs, sobretudo os mais necessitados. Maria, modelo de vida consagrada e companheira de nossa caminhada, amparai, protegei e animai os consagrados e consagradas, para que, inspirados no vosso exemplo, renovem hoje e sempre, com alegria e entusiasmo, o seu “sim” a Deus.” Amém.