A Comissão Diocesana dos Diáconos Permanentes e Esposas da Diocese de Jundiaí realizou nos dias 28 a 30 de novembro de 2025, no Mosteiro Jesuíta de Vila Kostka em Itaici, Indaiatuba (SP), o Retiro Anual Canônico, com a participação de 93 Diáconos Permanentes, 80 esposas, 02 presbíteros e 01 seminarista.



“Conhecimento de Deus e Conhecimento de Si Mesmo” foi apresentado pelo assessor do Retiro, padre Felix Xavier da Silveira, Pároco da Paróquia São José, em Jundiaí, num encontro dinâmico de convivência dos casais presentes, dos viúvos e aqueles cujas esposas não puderam participar, dinâmicas após as palestras, com partilhas por casal e entre vários casais deram um toque maior de espiritualidade, conhecimento e oração.
Sobre a Vida Espiritual, disse o assessor: “A Vida Espiritual se desenvolve de modo semelhante ao grão de mostarda, o qual, quando lançado na terra – sendo a menor de todas as sementes – quando é semeado, cresce e se torna maior que todas as hortaliças (cf. Mt 13,31-32).
Quanto às etapas para o crescimento espiritual, destaque-se que “Deus é o nosso fim, atingi-lo é a perfeição; a Alma se aperfeiçoa na medida em que se aproxima de Deus. No caminho da perfeição encontramos a atividade de duas forças vivas que a realizam: o Amor de Deus pela Alma e o Amor da Alma por Deus.
Os momentos de convivência foram intensamente vividos, com partilhas e oração do Terço.
A abertura do Retiro aconteceu com a Missa Penitencial. Nos dias 29 e 30 de novembro, as Missas foram celebradas às 06h30, na Igreja do Mosteiro.
Destaque-se a avaliação muito positiva de todos os presentes quanto ao modelo de convivência do Retiro e da temática apresentada pelo padre Félix.
Colaboração: Diácono José Carlos Pascoal















