/
Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil, título dado à Virgem Maria a partir de uma manifestação considerada milagrosa ocorrida no Rio Paraíba do Sul, no interior de São Paulo, no ano de 1717. Na ocasião, três pescadores — Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves — lançaram suas redes no rio após sucessivas tentativas sem sucesso. Primeiro, encontraram o corpo de uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição, sem a cabeça. Ao lançarem novamente as redes, recolheram a cabeça, e logo em seguida, uma pesca abundante aconteceu, surpreendendo a todos.

A imagem, de terracota escurecida pelo tempo e pelas águas, passou a ser venerada na casa dos pescadores, tornando-se centro de orações e de graças alcançadas. Com o passar dos anos, a devoção cresceu, atraindo multidões e dando origem ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado na cidade de Aparecida (SP), que hoje é o maior santuário mariano do mundo.

O Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil em 1930, e, em 1980, durante sua visita ao país, São João Paulo II consagrou a Basílica como Basílica Menor. O dia de sua festa é celebrado em 12 de outubro, feriado nacional, marcado por peregrinações, missas e manifestações de fé em todo o país.

Nossa Senhora Aparecida é sinal de unidade e proteção para os brasileiros, especialmente dos mais pobres e necessitados, que encontram nela consolo e intercessão materna. Sua imagem, simples e pequena, lembra que Deus se manifesta na humildade e no coração do povo.

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, rogai por nós!

Em nossa Diocese, temos 4 paróquias dedicadas à Nossa Senhora Aparecida, duas em Jundiaí (uma delas é o Santuário Diocesano, localizado na Vila Rami) uma em Itu e uma em Salto.

ORAÇÃO:
Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima, cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos por vós, em todas as necessidades em que nos acharmos. Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós abandonado. Animados com esta confiança,
a vós recorremos. Tomamo-nos de hoje para sempre por nossa Mãe, nossa protetora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte. Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Santíssimo Filho, Jesus. Preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo; dirigi-nos em todos os negócios espirituais e temporais. Livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, possamos um dia ver-vos e amar-vos na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Compartilhar:

Outras noticias