/
Exaltação da Santa Cruz

Exaltação da Santa Cruz

A festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrada em 14 de setembro, convida os cristãos a contemplarem a cruz não como sinal de derrota, mas como instrumento de vitória e salvação.

A origem desta celebração remonta ao século IV, quando Santa Helena, mãe do imperador Constantino, encontrou em Jerusalém a verdadeira cruz de Cristo. Mais tarde, a data também passou a recordar a dedicação da Basílica do Santo Sepulcro, em 335.

A cruz é exaltada porque nela se manifestou o maior amor: o Filho de Deus entregando a vida pela redenção da humanidade. Assim, o que era sinal de suplício e humilhação tornou-se para os cristãos símbolo de esperança, vida nova e triunfo pascal.

ORAÇÃO:
“Pelo sinal da santa cruz; livrai-nos Deus Nosso Senhor; dos nossos inimigos. Senhor Jesus, por Tuas chagas fomos curados! Por Tua cruz fomos libertados! Jesus que em seu próprio corpo levou nossos pecados ao madeiro a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por Tuas chagas fomos curados. (1Pe 2,24) Ó Jesus, em cujos ombros foram abertas feridas por causa do peso da cruz, feridas causadas pelo madeiro e pelos nossos pecados. Se a cruz pesar seja nosso Cirineu; se a cruz pesar e eu cair, ajuda-me a levantar; que a Tua cruz seja a minha salvação.Ó Santa Cruz bendita onde a humanidade foi redimida e o Filho do homem teve suas mãos transpassadas e o seu peito aberto de onde jorrou água e sangue. Ó Santa Cruz, instrumento de morte e de castigo, mas que pelo Sangue Redentor tornou-se sinal de nossa salvação. Jesus na Tua cruz eu coloco a minha cruz.(Coloque sua intenção) Salve, ó cruz, doce esperança, concede aos réus remissão; dá-nos o fruto da graça, que floresceu na Paixão. Louvor a vós, ó Trindade, fonte de todo perdão aos que na Cruz foram salvos, dai a celeste mansão. Jesus dai-nos a graça de viver os frutos da Tua redenção. (3x) Amém!”

Compartilhar:

Outras noticias