O mês de agosto é conhecido na Igreja no Brasil como o Mês das Vocações. Em 2025, vivido em sintonia com o Jubileu da Esperança, a Diocese de Jundiaí percorreu esse tempo sob o tema “Peregrinos porque chamados”. E porque peregrinos, a Comissão Diocesana para o Serviço de Animação Vocacional (SAV-PV) esteve presente em diversos encontros e celebrações que marcaram o caminho vocacional.
No dia 2 de agosto, a programação foi aberta com a oração do Santo Terço pelas Vocações e a celebração da Santa Missa, reunindo o SAV-PV diocesano, religiosos e leigos. Este momento marcou também o início da Jornada Vocacional Celebrativa, que leva a Comissão ao encontro das paróquias da Diocese.
No dia 5 de agosto, foi realizada uma formação on-line sobre o Mês Vocacional, a partir do tema e lema propostos pela CNBB. O Assessor Diocesano da Comissão, Pe. Rodolfo Cavallaro, refletiu sobre a importância de viver este tempo sob a luz da esperança.
Nos dias 23 e 24 de agosto, no Santuário Nacional de Aparecida, o casal coordenador diocesano do SAV-PV, Amanda e Anderson, participou da Romaria Nacional dos Animadores Vocacionais: um espaço de espiritualidade, formação e partilha de experiências no serviço vocacional da Igreja no Brasil.
Um momento especial marcou o dia 29 de agosto: o Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, presidiu a Santa Missa votiva a Santa Teresinha do Menino Jesus e, em seguida, conduziu a 4ª Hora Santa Vocacional, junto aos padres assessores, Pe. Lupércio Martins e Pe. Rodolfo. A celebração, realizada no Convento das Irmãs Teresianas, contou com a presença de animadores vocacionais paroquiais e fiéis ligados à comunidade religiosa.
Encerrando o mês, no dia 31 de agosto, a Comissão Diocesana promoveu o 3º Café Vocacional, no Instituto das Filhas de São José, em Salto. O encontro teve como objetivo fortalecer a fraternidade entre o SAV-PV e a Vida Religiosa, por meio de espiritualidade e de um momento de convivência fraterna em torno da mesa.