/
12ª Caminhada dos Mártires reúne leigos e leigas em comunidade de Itu

12ª Caminhada dos Mártires reúne leigos e leigas em comunidade de Itu

Na manhã desta quarta-feira, 9 de julho, cristãos leigos e leigas das paróquias da Diocese de Jundiaí realizaram a 12ª edição da Caminhada dos Mártires. O percurso ocorreu nas ruelas do Aglomerado da Pedreira João Pereira, localizado no território da Paróquia São Camilo de Lellis, em Itu (SP).

Ao longo do trajeto, os participantes entoaram cânticos e realizaram orações em três paradas. A caminhada teve como pano de fundo a data litúrgica dedicada a Santa Paulina e buscou promover a reflexão sobre as condições de vida no local.

A caminhada foi encerrada com falas de lideranças locais e a celebração da Palavra, inspirada no trecho do Evangelho de Mateus (10, 1-7): “Ide, antes, às ovelhas de Israel. Em vosso caminho, alertai: ‘O Reino de Deus está próximo'”. Em seguida, o Padre Norberto Savietto concedeu a bênção aos presentes.

Situação precária

O Aglomerado está situado na divisa entre os municípios de Itu e Cabreúva, o que impacta o acesso a serviços públicos, como abastecimento de água, rede de esgoto, saúde e educação. Estudos recentes apontam que a área apresenta risco de deslizamento de grandes rochas. Segundo a legislação vigente, é tecnicamente possível reverter essa situação sem a remoção da população.

Além disso, por estar em Área de Proteção Ambiental (APA), o local enfrenta restrições para a implementação de infraestrutura sanitária. Atualmente, devido ao declive, os resíduos escorrem diretamente para o Ribeirão Piraí.

Fotos e texto: Reinaldo Oliveira

Compartilhar:

Outras noticias