No próximo dia 17, a Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil, em união com a comunidade ituana, celebrará o centenário da morte da sua primeira Superiora Provincial, a religiosa francesa Maria Teodora Voiron, cuja fama de santidade e devoção também completam o centenário. Madre Teodora, como ficou conhecida em Itu, onde viveu sessenta e cinco anos, foi a pioneira na educação feminina em São Paulo, responsável pela criação e manutenação de um conjunto de colégios, orfanatos, casas de saúde para idosos e hospitais por todo o Estado, exemplo máximo de doação da vida a quem precisa.
Desde 1942 tramita na Igreja Católica um processo para a sua canonização. Em 1989, após analisar os seus escritos e a sua vida extraordinária, o Dicastério da Causa dos Santos declarou que o Povo de Deus pode contar com essa alma especial, concedendo-lhe o grau de Venerável. Por isso, os seus restos mortais puderam ser conduzidos para a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, onde repousam para veneração dos devotos.
Em 2024 teve início uma série de eventos para divulgar melhor a sua vida e obra e fortalecer a devoção entre os católicos. Todos os dias 17 têm sido marcados por um encontro de orações com a comunidade. O site madreteodoravoiron.com.br foi organizado e tem sido um meio de contato aos fiéis. Em junho foi publicado “Na trilha da Venerável Maria Teodora Voiron”, 30 dias contemplando as máximas deixadas pela religiosa, que pode ser adquirido no Patrocínio, além de uma série de lives divulgadas pelas redes digitais, a cada mês com uma temática especial, com a participação de religiosos e leigos, cujos depoimentos ajudam a percebermos a grandeza da obra de Madre Teodora.
Diversos meios de comunicação já fizeram matérias ou estão preparando-as para que julho possa ser um mês em que as atenções se voltem para o Patrocínio, para a história e a realidade da educação católica, para que se possa perceber nas virtudes de Madre Teodora um caminho de santificação pessoal. ( confira a edição 602 da Revista Diocesana O VERBO)
No dia 17 de julho haverá uma programação especial, quando a Igreja do Patrocínio estará de portas abertas a todos os peregrinos; dezenas de Irmãs de São José de todo o Brasil estarão reunidas para celebrar esse centenário tão significativo para a sua história, a fim de marcá-lo com um ponto de apoio à história da vida cristã no Brasil. Na ocasião será amplamente divulgada a biografia da Venerável Maria Teodora através de uma edição especial do Jornal A Federação e do Necrológio escrito há cem anos, que foi traduzido e preparado ao peregrino de hoje.
Acompanhe notícias e o programa através das redes digitais:
http://www.madreteodoravoiron.com.br
@veneravelmariateodora (Instagram)
f Patrocinio-Madre Teodora ISJ (Facebook)
@veneravelmariateodora (Youtube)
confira a programação completa, a seguir: