/
No serviço aos doentes, Pastoral da Saúde revela o amor e o cuidado da Igreja

No serviço aos doentes, Pastoral da Saúde revela o amor e o cuidado da Igreja

Todos sabem do exercício do pastoreio de Jesus pela sua ação junto aos pequeninos do seu tempo, isto é, junto aos que sofrem pela pobreza, pela doença, pela exclusão, pela opressão e por qualquer tipo de mal que, porventura, viesse a abatê-los. Ele vai ao encontro dos pequeninos para amá-los e servi-los a fim de lhes resgatar a dignidade. Do mesmo modo, os agentes da Pastoral da Saúde, guiados pela luz do Evangelho, mostram a importância de se curvar diante dos sofredores, sendo solidários e amando gratuitamente. O serviço da Pastoral da Saúde não faz milagres, mas dá sentido a quem sofre, para encontrar forças, conforto e esperança.

Na Diocese de Jundiaí, a Pastoral da Saúde está organizada em 54 paróquias, onde mais de 800 voluntários realizam o acompanhamento médio mensal a cerca de 2.370 enfermos.

A Paróquia São Luiz Gonzaga, em Itu, mantém um exemplo de trabalho intenso junto aos doentes no território paroquial. Seguindo o exemplo do bom samaritano, o serviço pastoral empenha-se na ação evangelizadora, a levar a Boa Nova de Jesus Cristo. O grupo de trabalho da Pastoral da Saúde na paróquia se dedica não apenas a visitar os enfermos, mas também a transmitir uma palavra de esperança para eles. Sua principal característica é ajudar, humanizar a dor e acompanhar quem sofre.
Todo o trabalho passa por um planejamento bimestral, por meio de reuniões entre a coordenação, o padre, o diácono, ministros da extraordinários da Comunhão Eucarística e os agentes pastorais.

 

Para além dos atendimentos domiciliares, os agentes acompanham os doentes em consultas médicas, quando necessário; auxiliam com remédios que são retirados no Ambulatório Médico Nossa Senhora do Carmo, que funciona na Igreja Nossa Senhora do Carmo (comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Candelária). Nesse local funciona um dispensário de medicamentos aos pobres, mediante apresentação de receita médica. O Ambulatório Médico Nossa Senhora do Carmo se mantém por meio de doações de medicamentos para serem entregues a cidadãos que precisam, mas não podem comprá-los.

A Paróquia São Luís Gonzaga também faz empréstimos de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, camas hospitalares, bengalas e andadores. Mensalmente, 45 idosos são assistidos pela pastoral, sendo 14 homens e 31 mulheres, com idade entre 70 e 80 anos. Desses, oito idosos estão acamados e também recebem auxílio com doação de fraldas. Cada pacote contém 28 fraldas.

Todos os recursos vêm de contribuições de benfeitores, doações de paroquianos e da venda de latinhas.

 

“Sou muito grata. Primeiro a Deus, depois aos agentes que sempre estão prontos para me ajudar. Só tenho que agradecer a Deus e a esses anjos da saúde. Obrigada Jesus, por tudo.”

 

Portadora de um histórico de sérios problemas cardíacos desde o ano de 2002, a dona Maria Eugenia Machado, há 15 anos residente no Bairro São Luiz, em Itu, viu sua saúde se agravar em 2015, o que lhe impediu até mesmo de trabalhar, por conta do enfraquecimento do coração. Após dias de internação hospitalar, ela foi induzida ao coma e ao sair do hospital, voltou para casa, à espera de um implante de marca-passo. Faz três anos que recebeu o segundo aparelho.

Desde esse tempo, ela recebe a assistência da Pastoral da Saúde, que com carinho dispensa atenção para o seu caso.  Dona Maria se recorda que o primeiro contato com a pastoral foi feito pela filha Irene e que foi a dona Iraídes, à época coordenadora da região, quem imediatamente deu atenção e cuidou dela. Passados todos esses anos, nos dias atuais são os agentes da pastoral que não desistiram dela, não largaram as suas mãos e a acompanham para os retornos médicos.

Compartilhar:

Outras noticias