/
Tempo do Advento

Tempo do Advento

Na Liturgia da Igreja, celebramos o mistério Pascal de Jesus Cristo, obra da nossa redenção. A devoção à Virgem Maria é intrínseca à fé cristológica, pois tudo relacionado a Maria refere-se a Cristo. Ela é a Mãe do Senhor, modelo do cristão que aguarda a vinda do Senhor com alegre esperança. O Advento é um tempo litúrgico marcadamente mariano, ideal para o culto à Mãe do Senhor. Este ano, o Advento se reveste de especial significado, pois antecede o Jubileu da Esperança em 2025, um “dom da graça de Deus” no terceiro milênio. Um momento único para renovar nossa fé e esperança.

Para viver plenamente este Advento, a Igreja propõe:

Primeira Fase (1º domingo a 16 de dezembro): Nos recorda a esposa, Virgem prudente, que aguarda vigilante o Senhor de lâmpadas acesas.

– Prepare uma coroa do Advento e acenda uma vela a cada domingo, simbolizando a luz de Cristo. Coloque uma imagem de Maria Santíssima ao lado, lembrando sua intercessão.

– Nos dias 8 e 12 de dezembro, participe da santa missa e realize uma leitura orante do prefácio proposto, aprofundando sua espiritualidade.

– Aos sábados pode-se rezar a missa votiva de Nossa Senhora (missas rorate)

Segunda Fase (17 a 23 de dezembro): Nos faz viver a Semana Santa do Natal, vivendo o Mistério do Verbo feito carne.

– Medite a antífona do Ó a cada dia, contemplando a vinda do Senhor.
17/12 – Ó Sabedoria! (O Sapientia!)
18/12 – Ó Adonai! (O Adonai!)
19/12 – Ó Raiz de Jessé! (O Radix Jesse!)
20/12 – Ó Chave de Davi! (O Clavis David!)
21/12 – Ó Sol nascente! (O Oriens!)
22/12 – Ó Rei das nações! (O Rex gentium!)
23/12 – Ó Emanuel! (O Emmanuel!)

– Escreva em um papel e coloque perto do presépio o acróstico ERO CRAS – palavra formada com as iniciais das aclamações em latim na ordem decrescente -, que significa “Amanhã estarei aí”.

Maria, após a Anunciação do anjo Gabriel e a saudação de sua prima Isabel, prorrompeu, num hino de louvor e ação de graças a Deus pela sua misericórdia e providência (Lc 1,46-55). O Jubileu da Esperança é a oportunidade de nos associarmos a Maria Santíssima e, cheios de alegria e gratidão, cantar os louvores do Senhor.

Que nossa fé seja renovada e nossa esperança seja fortalecida.

 

Pe. Erickson Ramos da Silva
Assessor eclesiástico da Comissão Diocesana Pastoral para a Animação Bíblico-Catequético

Compartilhar:

Outras noticias