Ser um Missionário da Misericórdia é ser um agente de promoção de reconciliação, da justiça social e do perdão nas igrejas.
O Pe. João Estêvão da Silva, do clero diocesano de Jundiaí, foi nomeado pelo Papa Francisco “Missionário da Misericórdia”. O anúncio foi feito na manhã do dia 13 de novembro, na Reunião Geral dos Presbíteros. A Bula do Papa Francisco, nomeando-o “Missionário da Misericórdia”, é de 11 de outubro de 2024 e foi entregue pelo Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Dom Vicente Costa, Bispo Emérito, e Pe. Lupércio Batista Martins, Chanceler do Bispado.
O Papa Francisco é a única pessoa que pode nomear os Missionários e lhes confiar o mandato de anunciar a beleza da misericórdia de Deus e de ser confessores humildes e pacientes, capazes de perdoar a quantos se aproximem da Confissão.
Aos “Missionários da Misericórdia”, o Pontífice dá a autoridade de perdoar os pecados que são reservados à Sé Apostólica que, de acordo com o Direito Canônico, são cinco: a profanação das espécies consagradas (Eucaristia); a violência física contra o Papa; a ordenação episcopal sem o mandato pontifício; a tentativa da absolvição do cúmplice no pecado contra o sexto mandamento e a violação direta do segredo de confissão.
A indicação para a nomeação do Pe. João foi feita por Dom Arnaldo, em sinal de gratidão por todo o zelo e dedicação à Igreja Particular de Jundiaí e por seu coração misericordioso. Pe. João Estêvão da Silva, que completa 75 anos de idade neste dia 15 de novembro, atualmente é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Várzea Paulista. Em 29 de outubro completou 35 anos de Ordenação Presbiteral.
Confira, a seguir, a tradução do texto da Bula de Nomeação, originalmente escrita em latim:
REVERENDISSIMO PADRE JOÃO ESTĒVÃO DA SILVA,
MISSIONÁRIO DA MISERICÓRDIA,
para que, como um dom extraordinário da Misericórdia do Pai, absolvas lícita e validamente, em qualquer parte do mundo, cada um dos pecados que são reservados à Sé Apostólica, de acordo com a intenção da instrução anexa a este Decreto, até que não se disponha o contrário.
Em teu serviço em favor da salvação das almas dos fiéis, que deve ser executado correta e fielmente. com simplicidade de coração e com benevolência e benignidade de ânimo, tenhas sempre diante dos olhos o Deus Misericordioso, Pai das Misericórdias, e a Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Misericórdia.
O Amor, a Paz e a Misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam sempre contigo.
11 de outubro do Ano do Senhor de 2024,
no Dicastério para a Evangelização Seção para as questões fundamentais da evangelização no mundo.
Salvatore Rino Fisichella
Arcebispo Titular de Voghiera
Pro-Prefeito