Com a presença de leigos e dos Diáconos Gilson Antonio Esquerdo (representando a Paróquia Santa Cruz) e José Carlos Pascoal (representando a Paróquia São Benedito), foi realizada, na manhã do último sábado (19), uma reunião no Centro de Pastoral São Benedito com a Coordenadora Diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Alzira Aparecida Martins, e o Diácono Mauro Nunes da Silva, Assessor Diocesano da Pastoral. Na ocasião, foi iniciado o processo de formação de líderes para a implantação da Pastoral da Pessoa Idosa nas paróquias de Salto.
Após a oração inicial e a apresentação dos presentes, o Diácono Mauro conduziu um momento de partilha, onde cada participante expressou o “porquê” e o “para quê” do desejo de se envolver nessa importante Pastoral. A partilha revelou que todos, de alguma forma – seja no âmbito familiar, social, profissional ou caritativo –, já possuem alguma sintonia com o trabalho de atendimento às pessoas idosas.
Alzira apresentou dados alarmantes sobre a situação de isolamento, abandono e falta de atendimento aos idosos no Brasil. Ela também mencionou o crescente envelhecimento da população, tanto no Brasil quanto em outros países. “É necessário que trabalhemos para inserir esses irmãos e irmãs na sociedade e na Igreja, mostrando os direitos das pessoas idosas, muitas vezes negligenciados pelo Poder Público, pela sociedade e pelas famílias”, destacou a coordenadora.
Uma maior adesão das demais paróquias da Região Pastoral 8 ainda é aguardada. O início da formação de líderes está previsto para janeiro de 2025, com reuniões informativas programadas até o final deste ano.
Foto e texto: Diácono José Carlos Pascoal