/
Diocese de Jundiaí presente no XV Encontro do Conselho Nacional de Emaús

Diocese de Jundiaí presente no XV Encontro do Conselho Nacional de Emaús

De 18 a 21 de julho, o Movimento de Emaús da Diocese de Jundiaí marcou presença no XV Encontro do Conselho Nacional de Emaús (ECNE) em Brusque/SC. Importante momento de partilha, espiritualidade e formação para o movimento, o tema desta edição do ECNE foi “Emaús, sinal visível de uma Igreja de comunhão, participação e missão”, com o lema “Caminhar juntos em participação e missão” (Lc 24, 30-35).

Ao lado de Dom Júlio César Gomes Moreira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e Presidente do Conselho Nacional do Movimento de Emaús (CNME); Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Arcebispo Emérito de Sorocaba e Ex-Presidente do CNME; Pe. Ignácio Pilz, Diretor Espiritual do Secretariado Nacional; e de participantes das mais de 20 dioceses em que o movimento está presente, a Diocese de Jundiaí esteve representada pelo Pe. Rafael Silva Santos, Diretor Espiritual, e os Coordenadores Diocesanos João Evaristo e Ailton Teixeira.

Além da troca de gestão da presidência dos secretariados Nacional e Regionais, os representantes discutiram em grupos sobre o futuro do Movimento e como levar para suas comunidades a missão de comunicar aos jovens o amor de Cristo.

EMAÚS NA DIOCESE

Presente há 34 anos na Diocese de Jundiaí, o Emaús é um movimento de Comunidades Missionárias que nasceu na Arquidiocese de São Paulo em 1968. Tem como inspiração e dinâmica espiritual o Evangelho de São Lucas, nos capítulos que narram a aparição de Cristo aos discípulos de Emaús.

Durante um final de semana, os jovens são convidados a refletir sobre o valor da vida e da Igreja. Este encontro também oferece uma vivência comunitária à luz da Palavra de Deus, quando primeiramente se escuta o Anúncio do Querigma (a Boa Notícia do Evangelho), seguido pela catequese fundamentada na doutrina e na teologia dos Sacramentos. O objetivo é formar e desenvolver jovens para que se tornem líderes comunitários, capazes de atuar em suas paróquias de origem.

 

Informações e fotos por João Evaristo e Instituto das Comunidades Missionárias de Emaús (ICME).

Compartilhar:

Outras noticias