OBJETIVO: Compreender os objetivos das Semanas Sociais Brasileiras, promovidas a partir da iniciativa da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, conjuntamente com as Pastorais Sociais e os movimentos populares, engajados nas ações de promoção da dignidade da pessoa humana, com enfâse nas motivaçoes para a 6ª Semana Social Brasileira.
JUSTIFICATIVA: Desde 1991 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, através da comissão para Ação Sócio Transformadora, promove conjuntamente com as Pastorais Sociais da Igreja Católica e os Movimentos Populares as Semanas Sociais Brasileiras. Tal realização tem inspiração nas Semanas Sociais europeias e busca refletir e organizar ações para superação de desigualdades que ferem profundamente a dignidade da pessoa humana e a vida em sociedade. Em 04 de maio de 2020, teve início a edição da 6ª Semana Social Brasileira que tem como tema central: Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho. Uma inspiração a partir dos três “T”, que foram gestados no 1º Encontro Mundial dos Movimentos Populares com o papa Francisco, em outubro de 2014, em Roma. No discurso Francisco convocou: “Digamos juntos, de coração: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá”. O Núcleo Diocesano de Formação de Fé, Política e Cidadania Dom Amaury Castanho, Diocese de Jundiaí, em comunhão com a Igreja Universal e com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dará continuidade nas reflexões sobre os temas propostos para a 6ª Semana Social Brasileira…
PÚBLICO ALVO: Todas as pessoas que desejem conhecer e aprofundar o sentido do que significam para a Igreja as semanas sociais brasileiras.
DURAÇÃO: 4 encontros semanais as quartas-feiras, das 19:30h as 21:30h (2 horas cada encontro), totalizando 8 horas, nos seguintes dias 05; 12, 19 e 26/ 05.
INVESTIMENTO: 100 (cem) por cento gratuito. Aqueles que desejarem e puderem contribuir com o trabalho do Núcleo Diocesano de Formação de Fé, Política e Cidadania podem fazer sua contribuição de qualquer valor para a conta bancária do Centro Diocesano de Formação para o laicato: Banco Bradesco, Agência: 3367, c.c. 14.757-5, Descrição: D. Amaury
INSCRIÇÕES: Pelo e-mail, ou site: dolaineresantos@gmail.com
CONTEÚDO:
1ª AULA: Uma semana que inspira mudanças
Refletir sobre a origem e o desenvolvimento histórico das semanas sociais brasileiras, a partir de sua 1ª Edição em 1991, apresentando principais aspectos propostos e os frutos alcançados.
2ª AULA: Fundamentos biblícos-teológicos das Semanas Sociais Brasileiras
Apresentar os fundamentos bíblicos teológicos dos temas propostos para as Semanas Sociais Brasileiras, especialmente quanto a sua 6ª edição: “Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho”.
3ª AULA: “Teto para quem?”
Dialogar com os participantes, sobre o direito a propriedade, como moradia digna para todos os filhos de Deus, com uma análise da real situação brasileira sobre os problemas habitacionais.
4ª AULA: A terra e o trabalho: dom de Deus para o homem
Refletir sobre a importância existencial da terra e do trabalho como dom gratuito de Deus, e por isso direito de todos os seus filhos, com enfâse nas principais políticas e possibilidades de sua garantia.