/
Dom Vicente participa da missa de despedida de Dom Giovanni d’Aniello

Dom Vicente participa da missa de despedida de Dom Giovanni d’Aniello

Dom Vicente Costa, Pe. Márcio Felipe de Souza Alves e Padre Leandro Megeto estiveram presentes na missa que marcou a despedida do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, que segue para assumir a Nunciatura Apostólica na Rússia, conforme foi nomeado pelo Papa Francisco em 1º de junho. A celebração aconteceu no Santuário Nacional de Aparecida, no interior paulista e foi um momento de ação de graças pelo trabalho realizado no Brasil, desde 2012.

A Eucaristia foi concelebrada por diversos bispos do Estado de São Paulo e não teve a participação presencial de fiéis, devido a pandemia de COVID-19, sendo transmitida pelos meios de comunicação.

Ao acolher o Núncio Apostólico, o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, ressaltou que Dom Giovanni foi ao Santuário Nacional como peregrino para dar ação de graças a Deus pelos mais de oito anos de trabalho no Brasil.

Dom Orlando recordou um trecho de um discurso do Papa Francisco em 2019, em que ressaltou que a vida dos núncios apostólicos é itinerante e que estão sempre com as malas na mão, como Abraão, a caminho. “É um sacrifício despojar-se de projetos, amigos, vínculos criados em vossos trabalhos, começar sempre de novo, viver do provisório, não ter lugar onde criar raízes e sem comunidade estável. No entanto, vós leais Cristo lá onde sois destinados, amando a Igreja do país que está a servir”, disse o Pontífice.

“A divina providência o trouxe até aqui e agora o leva. A Mãe Aparecida sempre cubra com seu manto maternal”, manifestou Dom Orlando.

GRATIDÃO

Na homilia, Dom Giovanni contou que foi um desejo pessoal ir a Aparecida, logo que desembarcou no Brasil, em 2012, para se encontrar com o episcopado que estava reunido na Assembleia Geral da CNBB. “Foi, para mim, uma oportunidade para vir aos pés de nossa Mãe querida, entregar a ela a minha missão de Núncio Apostólico no Brasil. E agora, não posso deixar este País sem dizer para ela: ‘obrigado por toda a assistência que me deu nesses anos”, disse.

O Núncio enfatizou, ainda, que essa celebração representa o seu “Magnificat”, uma grande ação de graças a Deus por tudo de bom que viveu nesta missão. “O que eu mais levarei comigo é a presença de uma Igreja viva, que, apesar das dificuldades e limites, coloca-se a serviço de todos”, destacou, lembrando que visitou em torno de 150 dioceses brasileiras e pôde conhecer diversas realidades eclesiais do País.

Entre as dioceses visitadas, está a Diocese de Jundiaí que recorda com alegria o período em que Dom Giovanni esteve em território diocesano, entre os dias 11 e 15 de agosto de 2017, por ocasião do encerramento das festividades do Jubileu de Ouro de Criação e Instalação da Diocese de Jundiaí.  A visita encerrou com a Missa Jubilar no dia 15 de agosto, Festa da Padroeira Diocesana Nossa Senhora do Desterro, com envio de Padres para a Missão.

Com informações de O São Paulo

Compartilhar:

Outras noticias