Dom Vicente participou da Assembleia Plenária do Pontifício Comitê dos Congressos Eucarísticos Internacionais em Roma

Por padre Márcio Felipe de Souza Alves

Entre os dias 08 a 10 de novembro de 2018, atendendo ao convite da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano de Jundiaí, participou, na Casa de Hospedagem Villa Aurelia, em Roma, da Assembleia Plenária do Pontifício Comitê dos Congressos Eucarísticos Internacionais, presidida pelo Mons. Arcebispo Piero Marini e pelo Padre Vittore Boccardi, SSS, Presidente e Secretário do referido Comitê Pontifício, respectivamente.

Segue abaixo um breve relado de Dom Vicente acerca de sua participação na Assembleia Plenária do Pontifício Comitê dos Congressos Eucarísticos Internacionais:

Umas 80 pessoas participaram desta Assembleia Plenária, na maioria, Cardeais e Bispos, como também cristãos leigos e leigas, provindos da maioria das Conferências Episcopais do mundo.

Destaco os principais pontos desta Assembleia: (1) Avaliação do 51º Congresso Eucarístico Internacional celebrado na Arquidiocese de Cebu (Filipinas), nos dias 24 a 31 de janeiro de 2016, com o tema “Cristo no meio de vós, a esperança da glória” (Cl 1,27); (2) Preparação do próximo (52º) Congresso Eucarístico Internacional a ser celebrado em Budapeste, Hungria, nos dias 13 a 20 de setembro de 2020, com o tema: “Em ti estão as minhas fontes todas” (Sl 87,7); (3) Os objetivos específicos do Pontifício Comitê dos Congressos Eucarísticos Internacionais e dos delegados escolhidos por cada Conferência Episcopal.

Na tarde do primeiro dia da Assembleia Plenária foram apresentados relatórios sobre alguns Congressos Eucarísticos Nacionais (Brasil, Portugal, Angola e Inglaterra). Coube a mim, refletir com os participantes a realidade eucarística no país e sobre as principais atividades do 17º Congresso Eucarístico Nacional, celebrado nos dia 15 a 21 de agosto de 2016, em Belém – PA, com o tema: “Eucaristia e partilha na Amazônia missionária”, e o lema: “Eles o reconheceram no partir do Pão” (cf. Lc 24,35)”, abordando temas como: a forma da escolha do tema e do local do Congresso Eucarístico Nacional, a programação e a influência deste evento na vida eclesial nacional…. Informei também os participantes da Assembleia Plenária sobre o próximo Congresso Eucarístico Nacional a ser celebrado, na Arquidiocese de Olinda e Recife – PE, no período de 12 a 15 de novembro de 2020, com o tema: “Pão em todas as mesas”, e o lema: “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (cf. At 2,46; 4,34).

Por fim, no último dia da Assembleia Plenária concelebramos no altar da Cátedra, na Basílica São Pedro, sendo recebidos, em seguida, em audiência pelo Papa Francisco que nos dirigiu um discurso salientando três atitudes que se deve ter em relação à Santa Eucaristia: a comunhão, o serviço e a misericórdia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *