7ª Caminhada dos Mártires – caminhada da fé

Aconteceu no último sábado, dia 16 de junho, a 7ª Caminhada dos Mártires, organizada pela Pastoral Fé e Política da Diocese de Jundiaí e equipe da Campanha da Fraternidade da Região Pastoral 8. A concentração ocorreu às 8h na Igreja da comunidade de São Pedro e São Paulo, pertencente a Paróquia de Nossa Senhora do Monte Serrat da cidade de Salto.

As pessoas que saíram em caminhada pelas ruas do Bairro São Pedro e São Paulo foram acolhidas com um café da manhã e na sequência, o Diácono Permanente José Carlos Pascoal iniciou o evento relembrando a todos da importância daqueles que morreram defendendo os direitos dos menos favorecidos, além de passar orientações de segurança sobre a caminhada. Os participantes foram convidados a entrarem na Igreja onde, após a apresentação dos coordenadores de pastorais presentes, o Padre Silvio Andrei Rodrigues fez a bênção do envio. O presbítero também atuou como o animador da caminhada.

Durante a caminhada, que foi realizada com a entonação de cânticos e aclamações, aconteceram quatro paradas: a primeira realizada em frente ao Elevatório do Esgoto, onde Catequistas, catequizandos e equipe do Canto Litúrgico apresentaram o tema “Superação da Violência contra a Natureza”. Na segunda parada, os caminhantes refletiram sobre o tema “Superação da Violência Urbana”. De frente ao prédio do DETRAN da cidade, já na terceira parada, um grupo de jovens apresentou um teatro sobre o tema “Superação da Violência no Trânsito”. Na quarta e última parada, a Pastoral da Sobriedade da Região Pastoral 8 fez uma dinâmica sobre o tema “Superação da Violência provocada pelas drogas lícitas e ilícitas”.

Claudinho Nascimento, defensor e agente da Pastoral Diocesana da Fé e Política, que morreu em 31 de Outubro de 2017, foi homenageado durante todo o trajeto.

A caminhada terminou com Celebração da Palavra, na Igreja de São José, no Bairro de Salto de São José. Presidiu a celebração o Diácono Permanente José Carlos Pascoal, com a proclamação do Evangelho feita pelo também Diácono Luiz Sebastião Demasi, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Várzea Paulista.

A 7ª Caminhada dos Mártires da Diocese de Jundiaí fez parte das comemorações do 320º aniversário de fundação da cidade de Salto.

Colaboração: Rogério Pazzini e Mazzé Nascimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *