20 de abril de 2024

60ª Assembleia Geral da CNBB – quarto dia

Projeto Comunhão e Partilha e Jornada Mundial da Juventude 2023 são destaques deste sábado, 22 de abril, durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB. Bispos também terão retiro no final de semana.

Neste quarto dia da 60ª Assembleia Geral da CNBB, sábado, 22 de abril, as atividades reservadas para o período da manhã serão dedicadas a uma apresentação da Comissão Especial de Comunhão e Partilha sobre o projeto de arrecadação e distribuição de recursos que garantem a formação de seminaristas de filosofia e teologia das dioceses mais pobres do país. O projeto arrecada a oferta de 1% da renda ordinária fixa por parte de todas as arquidioceses, dioceses e prelazias do Brasil. Em 2022, foram investidos mais de 273 mil reais mensalmente, atendendo a 291 seminaristas de 35 dioceses.

A sessão da manhã conta também com informes sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, a ser realizada em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, na qual participam mais de 200 mil jovens de todo o mundo. Haverá, ainda, a apresentação do relatório da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) sobre igrejas perseguidas junto a uma mensagem em vídeo do Bispo auxiliar de Mai-Du-Guri, na Nigéria, Dom John Bogna Bakeni, região em que os cristão católicos são perseguidos.

Retiro dos Bispos

A partir das 11h deste sábado até amanhã, domingo, dia 23 de abril, às 12h30, os bispos se encontrarão em retiro refletindo o tema “O amor de Deus”. O pregador do retiro será o Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes.

Rezemos por nossos Bispos!

Celebrações eucarísticas do final de semana

Os bispos participam das celebrações eucarísticas às 18h30, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Hoje, a missa com vésperas é dedicada à Igreja Sinodal e será presidida por Dom Ricardo Hoepers, Bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB.

E amanhã, domingo, a missa com vésperas será presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquatro, e será dedica à finalização do retiro dos bispos.

Com informações da Assessoria de Imprensa da 6ª Assembleia Geral da CNBB