22 de maio de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

31ª Concentração de Catequistas: encontro de educadores da fé

“O itinerário de formação dos catequistas” foi o tema central da 31ª Concentração Diocesana de Catequistas que contou com a assessoria do Pe. Erickson Ramos da Silva, da Comissão Diocesana para Pastoral de Animação Bíblico-Catequética.

Segundo o presbítero, a formação dos catequistas é um processo permanente e amplo que, além do conhecimento bíblico e doutrinário, passa também pelas experiências de vida que, bem compreendidas e colocadas diante de Deus, levam a uma capacidade maior de dialogar, acolher, ter compaixão e respeito pelo que outros estão vivendo.

A Concentração Diocesana faz parte da formação permanente dos catequistas em nossa Diocese em três dimensões:

SER DO CATEQUISTA: Na Romaria de Catequistas em janeiro – o amadurecimento do catequista como pessoa, como fiel e como apóstolo. Sabendo a maneira de se relacionar com as pessoas, sabendo ouvir, acolher, dialogar, ser companheiros.

SABER-FAZER: Concentração na Região Pastoral – ensinando metodologias adequadas que levam a um trabalho criativo, interessante, sempre fiel ao conteúdo da mensagem cristã e

SABER: Concentração Diocesana de Catequistas – para aprofundar as indicações do Magistério a tarefa evangelizadora da qual a catequese está a serviço.

O encontro marcou o primeiro contato de Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo Diocesano, com os mais de 700 educadores da fé. Dom Arnaldo pode agradecer a missão exercida por tantos homens e mulheres em nossa Igreja particular e conhecer, através dos resultados do Censo Catequético.

O Bispo também concedeu uma bênção de envio aos que vão participar do 3º Congresso Internacional de Catequese em Roma. A ele foram apresentados os catequistas que, depois da formação necessária, serão instituídos ministros da Catequese.

A 31ª Concentração Diocesana de Catequistas reuniu  no dia 27 de agosto, catequistas das 11 Regiões Pastorais Diocesanas, na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e Santo Antônio de Pádua, em Louveira, que tem como Pároco, o Padre Carlos Rafael Casarin.

Colaboração: Padre Erickson Ramos

Rolar para cima
Rolar para cima