18 de abril de 2024

Jundiaí /SP

29ª Concentração Diocesana de Catequistas

Devido a pandemia, este ano a 29ª Concentração Diocesana de Catequistas não pode ser realizada de forma presencial. Contudo, ela não deixou de ser realizada. Aconteceu de forma virtual, primeiramente, por meio de uma live com a explanação do tema “Catequese em tempos de Pandemia”. O pregador foi o Padre Roberto Bocalete, da Diocese de Votuporanga,  que encantou os catequistas da Diocese. Nas redes sociais, os catequistas publicaram mensagens demonstrando sua gratidão e satisfação; “Padre Roberto acendeu as brasas de nossos catequistas com palavras de estímulo para nossa caminhada em meio a situação em que estamos vivendo com a pandemia”, declarou o Padre Erickson Ramos, assessor da Pastoral para Animação Bíblico-Catequética.

Segundo o testemunho de um catequista, a “live foi muito santa e importante para nossos catequistas, Pe. Roberto estava iluminado pelo Espírito Santo, tomara que todos os catequistas tenham visto!”, escreveu.

A Missa do domingo, dia 30 de agosto, em comemoração pelo Dia Nacional do Catequista, foi presidida por Dom Vicente Costa e concelebrada pelo Padre Erickson. Os catequistas puderam acompanhar a transmissão em tempo real, pelas mídias sociais. Houve uma pequena participação presencial na Missa, seguindo os protocolos da Diocese: os catequistas anfitriões da Paróquia São Pedro, da cidade de Santana de Parnaíba, a comissão diocesana da Pastoral para Animação Bíblico-Catequética esteve representada por alguns coordenadores de Níveis Catequéticos e pela coordenadora diocesana, Maristela Bartipaia. A diretora do Centro Diocesano de Formação do Laicato Dom Gabriel, Irmã Alcinda Primon, CMC,  a secretaria do Núcleo, Silvana Aparecida Medeiros e a salmista, Tuca, que animou a celebração, completaram a assembleia.

A partir do tema: “Seduziste-me Senhor e eu me deixei conduzir” (Jr 20,7), todos foram motivados a ser seguidores do Senhor, porque Ele, de fato, nos seduz.

Não desanimar nunca, pensar como Deus e não como o mundo quer e, coragem para assumir a cruz foram as três palavrinhas do Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa.

No final da celebração, Padre Erickson divulgou que a partir de 12 de setembro serão realizadas uma série de lives catequéticas, porque é tempo de se formar e, como ele mesmo diz: “Catequista que não se forma, deforma o catequizando.”

Confira o calendário das lives:

Setembro:

Dias 12, 19 e 26  – Mês da Bíblia: Deuteronômio

Outubro:

Dias 3,10,17,24,31 – Mês Missionário: Missão e espiritualidade dos catequistas.

Novembro:

Dias 7,14,21,28 – Novo Diretório para catequese.

Dezembro:

Dia 5  – Catequese inclusiva para as pessoas com deficiência

 

Em Itu, os catequistas da Paróquia São Luis Gonzaga participaram presencialmente de celebração, na Igreja na matriz. A Missa foi presidida pelo Pároco, Padre Fernando Augusto Meira.

 

 

 

Confira o registro da participação dos catequistas pelas redes sociais e na Santa Missa.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima