14 de abril de 2021

Jundiaí /SP

200 anos de fundação da Igreja Nossa Senhora do Patrocínio

Duzentos anos após o evento festivo de inauguração da esplendorosa Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, cuja arquitetura e decoração marcaram época e estilo na cidade de Itu, Igreja das duas torres, única com essa configuração no centro da cidade, tivemos o privilégio de comemorar seu ducentésimo aniversário.

Pensando na importância que esta Igreja tem para a cidade, sua celebração merecia estar à altura de sua grandiosidade.

Dessa fforma, no dia 21 de novembro de 2020, respeitando todos os protocolos de cuidados e distanciamento, foi realizada uma missa comemorativa celebrada por Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano,  Padres Eduardo Tocachelo e Francisco Carlos Caseiro Rossi.

A celebração contou ainda com a presença das Irmãs de São José de Chambérry, duas crianças representando as 260 crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas nas dependências da Igreja ( Centro Promocional Madre Teodora) pelas Irmãs de São José, demais convidados, autoridades locais, ex alunas(os), e, ainda, contou com a beleza do canto do Coral Vozes de Itu, com cantos em latim.

A cerimônia permitiu que crescesse dentro de cada um dos presentes a admiração pela grandiosidade e história de luta e fé que esta Igreja em seus duzentos anos presenciou e ainda há de presenciar.  Foi nesta igreja e em suas dependências que se acolheu as primeiras Irmãs de São José de Chambéry, pioneiras na ação de educação feminina católica no estado de São Paulo, sob a direção de Madre Maria Teodora Voiron, ação que fundamentou um movimento formativo e assistencial que hoje se estende a diversos estados brasileiros.

Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, santuário sagrado de acolhimento e Fé.

 

Colaboração: Isolene B. de Sena Luciano
Diretora
Centro Promocional Madre Teodora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima