28 de março de 2024

Jundiaí /SP

160 anos de presença das Irmãs de São José em Itu

“Na Unidade, abraçar a Missão,

ousando fazer novas todas as coisas.” Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

 

Confira a programação comemorativa:

06 de Outubro – (Sábado)

09h – Concentração para Carreata (em frente a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio)

Trajeto: Saída de frente a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio seguindo pela Rua do Patrocínio, Rua Padre Bartolomeu Tadei, Rua dos Andradas, Praça Regente Feijó finalizando em frente a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio.

10h – Missa Solene com Padre Antonio Ferreira da Silva (Padre Ton) com participação do Grupo da Melhor Idade. 

Após a Missa estão todos convidados para experimentar as gostosuras da nossa Praça de Alimentação beneficente em Prol do Centro Promocional Madre Teodora.

Congregação das Irmãs de São José de Chambéry

Um pouco da História

A Congregação das Irmãs de São José remonta aos meados do século XVII, na cidade de Le Puy-en-Velay, França.

Havia muita ignorância religiosa; as famílias e aldeias viviam divididas pelo ódio e pela violência, os hospitais desorganizados e os asilos fechados entregavam à rua uma multidão de crianças, velhos, doentes, inválidos e famintos. Pobres invadiam povoados e grandes centros. Era uma situação calamitosa e devastadora, exigindo solução para tantos males, tanta miséria e fome.

Diante dessa realidade, pessoas corajosas, como São Francisco de Sales e São Vicente de Paulo tentaram dar respostas, motivando pessoas para o serviço da caridade. Em meio a toda essa realidade de sofrimento, surge um Jesuíta missionário, jovem, dinâmico que, guiado pelo Espírito de Deus, trouxe sua proposta: “O Pequeno Projeto”. Foi na contemplação dos mistérios da Eucaristia e da Encarnação do Verbo que Padre Jean Pierre Médaille recebeu a feliz inspiração.

O Projeto foi se solidificando e o grupo inicial, reunindo outros grupos, se transformou em comunidade religiosa de vida ativa-contemplativa, contrariando o tipo monástico de vida religiosa da época.

Com a multiplicação das Comunidades, tornou-se difícil ocultar por mais tempo o Pequeno Projeto, modelado na Eucaristia, que irrompera vigoroso e convidativo nas primeiras comunidades da zona rural de Le-Puy.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima