O Cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, anunciou nesta semana a instituição da comissão preparatória para a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que decorre em duas sessões, em outubro de 2023 e 2024.
Os membros da comissão são: o Padre Jesuíta Giacomo Costa, coordenador; Dom Timothy John Costelloe; Dom Daniel E. Flores; irmã Shizue Hirota; Dom Lucio A. Muandula; professor Dario Vitali. O secretário é monsenhor Tomasz Trafny. O relator geral do Sínodo, o Cardeal Jean-Claude Hollerich, também participará dos trabalhos da Comissão.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.
Membros da Comissão
Ao mesmo tempo em que cria a Comissão preparatória, a Secretaria do Sínodo propôs para quarta-feira, 31 de maio, memória litúrgica da Visitação de Nossa Senhora na conclusão do Mês Mariano, que se realize uma oração mariana mundial em preparação ao 16º Sínodo dos Bispos.
O objetivo é “conscientizar o Povo de Deus sobre a importância do Processo em andamento e exortar os fiéis a acompanhá-lo com a oração” e colocar “sob a específica proteção de Nossa Senhora todo o Processo sinodal na Igreja, especialmente os trabalhos da Assembleia geral”.
Fonte: vatican news