Dom Vicente participa do Programa Brasil Cristão

Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano, participou na noite desta terça-feira, 27, do Programa Brasil Cristão, da Rede Século 21 de Comunicação.

Comandado pela apresentadora Maria do Rosário, Dom Vicente refletiu sobre o Tríduo Pascal, orou por todos que enviaram pedidos durante o programa e finalizou com a bênção para os telespectadores do Programa Brasil Cristão.

Uma breve explicação sobre o Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal se inicia na quinta-feira santa com a celebração da Eucaristia, fazendo memória da ceia do Senhor e do rito do lava-pés. Vale recordar que após a distribuição da Eucaristia, nesta celebração é feito a transladação do Santíssimo Sacramento para a chamada Capela da Reposição, para a adoração. Este momento de adoração se prolonga até as 15h da sexta-feira santa, quando tem início a celebração da Adoração da Cruz.

A sexta-feira santa é o único dia no mundo que não se celebra a Eucaristia, pois fazemos memória da paixão e morte de Jesus.

Os cristãos leigos e leigas, após a celebração da Adoração da Cruz, são chamados a guardar o silêncio até o momento da celebração da Vigilia Pascal, que acontece no Sábado Santo. Esta celebração é o ponto alto de todo o Tríduo Pascal.

Mas não podemos nos esquecer, que a vivência do Tríduo Pascal tem o seu início na quinta-feira santa, e a sua conclusão com a participação dos cristãos até mesmo na missa do dia da Páscoa, ou seja, o domingo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *