Dom Vicente acolhe famílias venezuelanas

Na tarde de 29 de agosto, Dom Vicente Costa recebeu na Cúria Diocesana as três famílias venezuelanas que a Diocese de Jundiaí acolheu no início do mês. Para ler mais, clique aqui. 

Em uma roda de conversa, o Bispo Diocesano escutou um pouco da história de cada uma das famílias e como está sendo a acolhida na Diocese. Depois de passar por situações de muita precariedade no país de origem, sem emprego, sem acesso à saúde e, muitas vezes, sem ter o que comer, as famílias vieram ao Brasil em busca de vida digna, mas ao chegar em Roraima, estado brasileiro que faz a fronteira com a Venezuela, encontraram as mesmas dificuldades, sem ter trabalho e lugar para morar.

Porém, com a Rede de Solidariedade montada na Diocese de Jundiaí, as três famílias estão morando em casas dignas, estão recebendo ajuda com alimentação, suporte com a documentação, as crianças já estão estudando e os pais já encontraram emprego. Falando em “portunhol”, eles agradeceram a Dom Vicente e a toda Diocese pela acolhida e apoio. 

Junto com eles estavam as pessoas que estão dando o suporte aos imigrantes e que fazem parte das entidades que formam esta Rede de Solidariedade: Centro Scalabriniano de Promoção do Migrante (CESPROM), Pastoral do Migrante,  Serviço de Obras Social (SOS), Pastorais Sociais e  movimentos que formam uma rede comunitária de apoio aos migrantes. Eles contaram para o Bispo como está sendo a experiência e a organização para atender a todas as necessidades das famílias. 

Dom Vicente entregou de presente para cada família, um exemplar da  Bíblia Ave Maria para que possam aprender o português lendo a Palavra de Deus. Após a conversa, todos puderam confraternizar saboreando um caprichado lanche da tarde.

Na edição 529 do Jornal O Verbo que sairá em 11 de setembro, você confere a matéria completa com as histórias de cada uma dessas famílias. 

Com o Bispo Diocesano e os brasileiros “de apoio”, Henry José Villalba Betancourt, a esposa Angelys Marelys Portuguez Lipora e os filhos Mathias e Henry Jeremias.
Audelina del Carmen Maita Marcano e a filha Genesis, à esquerda de Dom Vicente estão sendo acolhidas pela Edna, mãe do Padre Anderson Ricardo da Silva. O esposo de Audelina, Enemencio Agustin Subero Centeno, não pôde estar presente por conta do trabalho.
Luis Alfredo Tovar Macuare com a esposa Zulianyis de Los Angeles Sifontes e filhos Karla, Kareanyis e Luis Javier receberam do Bispo Diocesano a Bíblia Sagrada.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *