Diocese incentiva e promove a formação dos leigos

A formação dos leigos é um dos mais importantes desafios, para que todos possam descobrir claramente a sua própria vocação e missão de protagonistas da Nova Evangelização, da Promoção Humana e da Cultura Cristã.

A formação não é privilégio, mas um direito e dever de todos, e pode acontecer por meio da comunhão e colaboração entre todos os membros da Igreja: sacerdotes, religiosos e cristãos leigos. Nesse sentido, o Conselho de Leigos da Diocese de Jundiaí e o Núcleo Diocesano de Formação Fé, Política e Cidadania Dom Amaury Castanho realizaram, no sábado dia 28 de setembro, um encontro para esclarecer o que é o Conselho Nacional de Leigos [as] do Brasil (CNLB), orientar em sua organização e, principalmente, estimular a participação dos fiéis diocesanos.

Cerca de 100 pessoas, vindas das 11 Regiões Pastorais, atenderam ao convite e compareceram ao encontro, que contou com assessoria da presidente do CNLB do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Fátima Aparecida Ferre.

Fátima destacou que a organização dos leigos é fundamental porque é sinal de comunhão na vida da Igreja e falou também do papel dos líderes, “que têm que se reconhecer e atuar como formadores de opinião”.

Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano, visitou o evento e dirigiu palavras de incentivo aos presentes, convidando para que participem do Conselho Diocesano.

Na segunda parte do encontro, Padre Leandro Megeto, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, encaminhou a escolha de um representante por Região Pastoral para que representem a Diocese de Jundiaí na próxima Assembleia Geral Ordinária do CNLB – Regional Sul 1, marcada para acontecer no mês de novembro.

Confira o nome dos eleitos, por Região Pastoral.

Região Pastoral 1 – Lúcia Helena da Costa e Eduardo Pinto, da Paróquia Beato Frederico Ozanam.

Região Pastoral 2 – Davi Jesus de Oliveira, da Paróquia São Pedro Apóstolo.

Região Pastoral 3 – Angelino Garcia, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Região Pastoral 4 – Marlene Leme dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Região Pastoral 5 – Reinaldo Baião de Oliveira, da Paróquia São Sebastião.

Região Pastoral 6 – Maria Cristina Pereira, da Paróquia Cristo redentor.

Região Pastoral 7 – Maire Cristina Pereira Plancowski, da Paróquia Nossa Senhora da Candelária.

Região Pastoral 9 – Luciene de Oliveira, da Paróquia São Paulo Apóstolo.

Região Pastoral 10 – Iria Aparecida de Camargo, Santuário Diocesano Senhor Bom Jesus.

Região Pastoral 11 – Neive Luiz Rodrigues Noguero, da Paróquia Santa Luzia.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *