31 de janeiro de 2023

Jundiaí /SP

Diocese ganha sua 67ª paróquia: Santa Cruz

“Um sonho sonhado no coração de Deus e construído pelas mãos dos homens”.

Na noite desta sexta-feira, 13 de janeiro, a cidade de Salto, uma das 11 cidades que compõem o território da Diocese de Jundiaí, ganhou sua sexta paróquia, a 67ª paróquia diocesana.

O Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, criou a Paróquia Santa Cruz, desmembrada do território paroquial de Nossa Senhora Aparecida, durante celebração eucarística marcada por muita emoção e alegria dos fiéis, especialmente da comunidade local. Na mesma celebração, o Padre Elias Pavan, 30 anos, assumiu o ofício como Primeiro Pároco.

O rito de ereção canônica contou com a participação de presbíteros diocesanos, seminaristas e dezenas de pessoas que muito contribuíram na caminhada rumo à maturidade pastoral da nova paróquia, fiéis católicos de Salto, bem como autoridades civis, familiares do Padre Elias e amigos. De outras partes do território diocesano, fiéis também acompanharam a missa pelas redes sociais da Diocese de Jundiaí e da nova paróquia.

Em sua homilia, Dom Arnaldo destacou que o momento, com o nascimento de mais uma paróquia, era de especial alegria não só para a comunidade católica, “mas também e especialmente, para a comunidade saltense. Que neste lugar, nesta paróquia, através do anúncio da Palavra, da acolhida da assembleia, possamos alcançar o perdão de nossos pecados”, disse o Pastor da Diocese.

Sobre as três leituras apresentadas na Santa Missa que evidenciavam a importância da Palavra de Deus e que Ele não quer edificar o Reino sozinho. O Bispo ensinou: Deus quer a nossa colaboração e participação, demonstrando que cada um desempenha um papel importante na Igreja e na sociedade.

E por fim, o Pastor da Diocese aconselhou: “Que esta Paróquia seja marcada pela Alegria, pela Hospitalidade e pela Fé, alimentada pela Palavra e pelos sacramentos”.

Diante da assembleia e do Bispo, o novo pároco, Padre Elias, renovou as suas promessas sacerdotais e o juramento de fidelidade. Em seguida, Dom Arnaldo entregou as chaves do sacrário ao padre Elias e juntos seguiram até a pia batismal e até capela do Santíssimo onde fizeram uma breve oração.

Ao presbítero dom Arnaldo disse “Que você seja portador de todo o amor e da misericórdia de Deus”.

 Após a Comunhão dos fiéis, foram lidas a ata de Criação e Instalação da Paróquia e a Provisão Canônica de posse como pároco, documento que confirma que o presbítero permanecerá à frente da paróquia pelos próximos seis anos, para exercer o tríplice múnus, com a missão de ensinar, santificar e administrar.

Antes da bênção final, sob forte emoção e alegria, os fiéis entoaram o hino de Adoração à Santa Cruz, enquanto Dom Arnaldo, Pe. Elias e três membros da comunidade: sr. Angelo (representando os Conselhos Paroquiais), Rafaela (Catequista), uma criança acólito, o prefeito e o presidente da câmara municipal descerraram a placa alusiva a instalação canônica da Paróquia, que foi colocada na entrada do templo “para que sempre que entrarmos e sairmos da Igreja, possamos nos lembrar com alegria deste dia tão importante”, disse Pe. Elias.

Vale lembrar que nova paróquia foi desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, e desde fevereiro de 2021 vem se preparando para este tão esperado momento.

Composição da Paróquia Santa Cruz

A Paróquia Santa Cruz está localizada na Avenida Anita Garibaldi, 381, Jardim Santa Cruz, em Salto. O território paroquial é formado pelas comunidades Santa Cruz (matriz), Santa Efigênia (Jd. Santa Efigênia), Santa Terezinha e São João Paulo II (Residencial Pq. Laguna), Comunidade São José (Condomínio Monte Belo), Comunidade São João Batista (Pq. Imperial) e Comunidade Imaculada Conceição (Fazenda Pedra Branca).

A festa de seu Titular será celebrada anualmente, no dia 14 de setembro.

A matéria completa sobre a Instalação da Paróquia Santa Cruz, o leitor poderá conferir na próxima edição da Revista Diocesana O VERBO. Aguarde!

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima