Cursilhos de Cristandade celebra Jubileu de Ouro

A Missa Solene dos 50 anos de atuação do Movimento na Diocese foi presidida por Dom Vicente Costa no dia 28 de janeiro na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí. Concelebraram os padres Itamar Roque de Moura, SDS, pároco e José Roberto de Araújo, Diretor Eclesiástico do Movimento. Participaram também os Assistentes Eclesiásticos, os Diáconos Permanentes Francisco Arantes e Pedro Fávaro Jr.

A celebração foi um momento de júbilo para o participantes do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC) que, após a Missa,  seguiram as comemorações com um almoço especial.

50 anos na Diocese de Jundiaí

O Movimento de Cursilhos de Cristandade teve início na Espanha, na cidade de Palma, em janeiro de 1949. Ele nasceu por iniciativa da Ação Católica que queria promover maior autenticidade e implicar os leigos na vida da Igreja. Com esse objetivo, a Juventude da Ação Católica Espanhola organizou uma peregrinação de jovens a Santiago de Compostela e, para preparar espiritualmente os peregrinos, realizaram pequenos cursos, os ‘cursilhos’.

No Brasil, o primeiro cursilho aconteceu em Valinhos, SP, em 1962. Seis anos mais tarde, em 1968, Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, primeiro Bispo Diocesano, trouxe para a Diocese de Jundiaí o Movimento, cujo primeiro Cursilho para homens aconteceu em março daquele mesmo ano. Em março de 1969 aconteceu o primeiro cursilho para mulheres.  Desde então, foram realizados 387 cursilhos na Diocese de Jundiaí, dos quais já participaram mais de 18 mil pessoas.

Movimento de Cursilhos de Cristandade – Contatos:

Coordenadores: Ademir e Neusa Galdino.

Escritório: Cúria Diocesana – Edifício Cristo Rei

Rua Engenheiro Roberto Mange, 400, Anhangabaú, Jundiaí.

Fone: (11) 4583-7474/ (11) 4448-1479.

e-mail: cursilho@dj.org.br

Colaboração e fotos: Camila Borim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *