Celebrando os 52 anos de Instalação da Diocese na festa da Epifania do Senhor

Neste domingo, 6 de janeiro, a Igreja celebra a grande solenidade da “Epifania do Senhor”, a festa da manifestação de Jesus ao mundo através da figura dos três reis magos que direcionados pela estrela vieram do oriente para adorar Jesus.

Na Diocese de Jundiaí houve celebrações nas 66 paróquias. O Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, presidiu celebração na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí.

Trata-se de uma Solenidade litúrgica da maior importância. Os Padres da Igreja viram nesta visita dos sábios Magos do Oriente a Jesus Menino, o símbolo e a manifestação do chamado de todos os povos pagãos à vida eterna. Os magos foram a declaração explícita de que o Evangelho era para ser pregado a todos os povos.

O Catecismo da Igreja Católica diz que: “A epifania é a manifestação de Jesus como Messias Israel, Filho de Deus e Salvador do mundo… Nesses “magos”, representantes das religiões pagãs circunvizinhas, o Evangelho vê as primícias das nações que acolhem a Boa Nova da salvação pela Encarnação. A vinda dos magos a Jerusalém para “adorar ao Rei dos Judeus” mostra que eles procuram em Israel, à luz messiânica da estrela de Davi, aquele que será o Rei das nações. Sua vinda significa que os pagãos só podem descobrir Jesus e adorá-lo como Filho de Deus e Salvador do mundo voltando-se para os judeus e recebendo deles sua promessa messiânica, tal como está contida no Antigo Testamento. A Epifania manifesta que “a plenitude dos pagãos entra na família dos patriarcas” e adquire a “dignidade israelítica” (n.528).

52 anos da Diocese de Jundiaí

Neste dia também,  os fiéis diocesanos celebraram em Ação de Graças pelos 52 anos da Instalação da Diocese de Jundiaí. Na Catedral, Dom Vicente fez memória desta data tão especial.

Envio Missionário

Na mesma celebração, o seminarista Diego Araújo recebeu bênção especial do Bispo Diocesano e foi enviado para experiência missionária na Diocese de Roraima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *