CDP/Jundiaí inaugura Brinquedoteca Formiguinha

Numa iniciativa do Centro de Detenção Provisória ‘Marcos Antonio Bezerra’ (CDP/Jundiaí) foi inaugurada oficialmente, na manhã desta quinta-feira, 22 de agosto, a Brinquedoteca Formiguinha, destinada a atender às crianças, filhos dos presos. O serviço acontece desde 2017.

A cerimônia de inauguração reuniu várias autoridades, entre elas o secretário estadual de Administração Penitenciária, Nivaldo Cesar Restivo, e o  diretor do CDP/Jundiaí Alexandre Apolinário de Oliveira.  O Padre Clóvis Wilson Fontenla representou o Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, acompanhado de José Marcos de Siqueira, coordenador diocesano da Pastoral Carcerária, e de Michele Cristina Silva, diretora da Comunidade Santa Luzia, que desenvolve trabalho de acolhimento às famílias dos presos.

O Projeto só foi possível graças a parceria com a Pastoral Carcerária da Diocese de Jundiaí, da Igreja Nazareno, da Fundação Doutor Manoel Pedro Pimentel e da Faculdade Anhanguera. E o espaço foi construído com dinheiro proveniente de multas e de prestação de serviços aplicados à pessoas condenadas pela Vara da Infância e Juventude de Jundiaí, e doações.

A Brinquedoteca vai atender 80 crianças por semana, numa sala que conta com espaço com livros, jogos e brinquedos educativos.

Para o Diretor do CDP/Jundiaí Alexandre Apolinário de Oliveira, o projeto da Brinquedoteca tem o objetivo de oferecer um espaço apropriado e coberto para as crianças que acompanham suas mães durante o horário de visita aos detentos, se divertirem um pouco e, certamente, ” melhora o ambiente prisional para as crianças”

O CDP/Jundiaí atualmente abriga 1200 presos. As visitas aos presos acontecem aos sábados e domingos, ocasião em que as famílias, vindas de várias localidades, inclusive fora do estado, procuram o local.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *