Arcebispo proporciona a diáconos e esposas uma viagem pela oração e pela fé

A viagem foi conduzida por personagem bíblicos como Abraão, Jó e Jonas

O Retiro Anual dos Diáconos Permanentes e Esposas da Diocese de Jundiaí, na Casa de Retiros Mãe do Bom Conselho, no Bairro da Colônia, em Jundiaí, foi diferente este ano. Pela primeira vez um Metropolita conduziu a pregação, desde que o ministério diaconal se iniciou na Diocese de Jundiaí em 1987. Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo de Sorocaba, conduziu os três dias do retiro com uma proposta que encantou os diáconos permanentes presentes, 37 deles acompanhados por suas esposas. 

Dom Júlio propôs aos participantes percorrer os dias da clausura – 4, 5 e 6 de outubro – acompanhando e meditando sobre a trajetória de fé e de oração de três personagens bíblicos de destaque, Abraão, Jó e Jonas e, com eles, proporcionou o que se pode chamar de uma verdadeira viagem espiritual de autoconhecimento e de conhecimento do verdadeiro Outro, como ele mesmo diz, o outro como “O” maiúsculo que é Deus. Uma viagem simples e maravilhosa, como muitos dos participantes classificaram, numa rápida plenária após a missa de encerramento no domingo dia 6.   

Os momentos de pregação e meditação foram intercalados por fortes momentos de oração individual e comunitária e de momentos devocionais, como o momento mariano, conduzido pelas esposas, na noite do sábado.

Todo retiro é momento oportuno para de fato se fazer a experiência de Deus, mais do que estudar, ou aprofundar o nosso conhecimento. No retiro, a gente não só fala sobre a oração, mas a gente tem tempo para aprofundar a nossa oração pessoal e nosso encontro pessoal com Deus. Aprofundar a nossa experiência pessoal de Deus”, avaliou o Arcebispo.

 “As pregações e meditações tem esse objetivo de favorecer o encontro pessoal com Deus. O importante em um retiro é a relação com Deus, muito mais do que com o pregador. Um retiro deve nos conduzir sempre ao Senhor que bate à porta sempre e sempre está pedindo para entrar”, comentou Dom Júlio.

Visita episcopal

Dom Vicente Costa e o padre Adilson Amadi visitaram o retiro na tarde do sábado, dia 5. O Bispo Diocesano agradeceu Dom Júlio e abençoou o encontro, voltando rapidamente para a visita pastoral que realizava na Paróquia Frederico Ozanam, no Parque do Colégio, em Jundiaí.

 

Colaboração: Diáconos Pedro Fávaro Jr. e José Carlos Pascoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *