117 anos do Hospital São Vicente é comemorado com missa

Ao completar seus 117 anos, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), celebra as realizações com uma missa presidida pelo Bispo Diocesano de Jundiaí,
Dom Vicente Costa, e ganha de presente uma nova logomarca.

A missa foi celebrada na manhã desta segunda-feira, dia 16 de dezembro, com a presença da diretoria do hospital, dos membros que integram a Sociedade Vicentina, do Prefeito de Jundiaí,  Luiz Fernando Machado, demais gestores, autoridades, convidados, pacientes e colaboradores. “É um momento de agradecermos por todos os avanços conquistados nestes últimos três anos e comemorarmos a confiança de toda a população em nosso trabalho de assistência à saúde, realizado com dedicação há 117 anos!”, destaca o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

As comemorações dos 117 anos do São Vicente contam com programação diversificada entre os dias 16 e 20 de dezembro, incluindo homenagem aos voluntários, sorteio de brindes para os colaboradores, entrega de cesta especial de Natal, cardápio diferenciado e outras ações.

Com tantos anos de história, é difícil dizer quantas pessoas já tiveram suas vidas salvas pelas equipes do São Vicente. Só nos últimos três anos, a instituição atendeu cerca de 865 mil pacientes, ou seja, é como se quase 100% da população de Jundiaí e região tivesse sido atendida na instituição. Neste mesmo período foram realizadas 20 mil cirurgias, 43 mil internações, mais de 2 milhões de exames laboratoriais e 18 mil atendimentos a pacientes oncológicos, além de muitos outros números relevantes.

Um Novo São Vicente

Com a revitalização dos quartos, que está sendo feita por meio da ajuda da iniciativa privada e pessoas físicas, a cidade ganha um hospital reformado e com acomodações similares aos melhores hospitais particulares do Brasil. Essa e outras melhorias, como novo setor de quimioterapia, ampliação do setor de ortopedia com a criação do Ambulatório, reforma de todo o telhado, troca da frota que presta assistência domiciliar, participação em importantes projetos do Ministério da Saúde, como o Lean nas Emergências, que visa reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos por meio de uma metodologia, e tantos outros, fazem surgir o Novo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, que traz o “Novo” logo acima de sua fachada, justamente por estar bem diferente da instituição de três anos atrás.

O São Vicente entra para este novo ciclo com a meta de tornar-se uns dos hospitais que mais investem em sustentabilidade. “Estamos instalando placas solares para captação de energia em parceria com a CPFL; os chuveiros nos novos quartos passarão a ser aquecido com energia solar; nossas torneiras terão dispositivo redutor de consumo de água; vamos reduzir de forma significativa o uso de papel e implementar sistema de assinatura eletrônica, dentre outras ações que estão sendo estudadas”, enfatiza Matheus.

E assim, neste novo contexto é que nasce uma logomarca mais contemporânea, em dois tons de azul, com inspiração em uma cruz, que também simboliza saúde e vida. “A mudança será aos poucos, primeiro iremos trocar nossas fachadas, depois iremos mudar a comunicação interna, uniformes, ambulâncias (retirar) crachás e tudo mais. Será modificado paulatinamente, conforme nossas possibilidades. Mas o mais importante é que o conceito do novo já está incorporado e claro para os nossos colaboradores e pacientes, que percebem a diferença sob vários aspectos do hospital que herdamos três anos atrás”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *