28 de março de 2024

Jundiaí /SP

Paróquia Nova Jerusalém celebra Jubileu de Ouro

A Paróquia Nova Jerusalém, localizada na vila Della Piazza, região do Vianelo, em Jundiaí, celebrou no dia 18 de março, o Jubileu de Ouro com a Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, e concelebrada pelo atual pároco, Pe. Leandro Megeto.

Estavam presentes também o diácono permanente Roberto Piovezan, o presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, o vereador Gustavo Martinelli e muitos paroquianos, inclusive aqueles que testemunharam o nascimento e crescimento da Paróquia.

No início da celebração, Pe. Leandro apresentou um vídeo com fotos raras e históricas que mostraram o desenvolvimento da Paróquia, bem como testemunhos de alguns dos párocos que já passaram pela Nova Jerusalém nesse meio século de história.

Na homilia, Dom Vicente exortou os fiéis a olharem o passado com gratidão, o presente com compromisso e o futuro com esperança: “Ao celebrar 50 anos de uma paróquia devemos refletir que tipo de paróquia queremos: uma centrada em Jesus Cristo, pois Deus nos disse ‘Este é o meu filho amado, escutai-O’. Centrada em Jesus, que é obediente ao Pai, nova e eterna aliança, escrita nos corações. Sejamos uma paróquia obediente, em comunhão com Deus e com nossa Diocese”, disse o Bispo.

Ao final da celebração, o presidente da Câmara Municipal da Cidade, como autoridade civil, prestou uma homenagem à paróquia. O Padre Leandro manifestou sua alegria em participar desse momento tão especial e apresentou ao povo a bênção Apostólica do Papa Francisco dada à Nova Jerusalém por ocasião do Jubileu.

Confira momentos da celebração:

50 anos de história

A história da Paróquia Nova Jerusalém tem suas origens na primeira metade do século XX: grupos de fiéis se reuniam para celebrar e rezar em uma pequena capela (conhecida como capela do Pai Manoel), situada entre a rua 13 de Maio e a então Estrada de Pirapora, que deu origem à atual Rua Bom Jesus de Pirapora, em Jundiaí.

Passado um ano da instalação canônica da Diocese de Jundiaí, Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Bispo à época, criou, em março de 1968, com sede naquela pequena igreja a Paróquia Bom Jesus de Jundiaí. Em agosto daquele mesmo ano, o padre espanhol Jesus Bosco Priante tomou posse como seu primeiro pároco.

Nos meses de junho e julho de 1970, foi realizada uma grande quermesse com a finalidade de angariar fundos para a compra de um terreno onde seria construída uma igreja matriz para a paróquia. Depois de muito trabalho e empenho de toda a sociedade, as novas instalações foram inauguradas oficialmente no dia 23 de março de 1975. Como esse novo local era chamado pelos seus frequentadores de Nova Jerusalém, o segundo Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Roberto Pinarello de Almeida, resolveu, em decreto de 1º de janeiro de 1990, alterar o nome da paróquia, de Bom Jesus, para Nova Jerusalém, atendendo assim uma solicitação dos paroquianos.

Atualmente a Paróquia está localizada na Rua Dom Roberto Pinarello de Almeida, 115, Vila Della Piazza, Jundiaí.

Colaboração: Pascom – Paróquia Nova Jerusalém.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima