Jovens ‘batem-papo’ com Dom Vicente

‘O que faria Cristo no meu lugar?’ foi a pergunta que abriu o segundo ‘Bate-papo com o Bispo Diocesano’, na tarde de domingo, 4 de fevereiro, na Cúria Diocesana. Promovido pelo Setor Juventude da Diocese de Jundiaí, o evento contou com a participação de jovens, lideranças de grupos e movimentos pastorais e seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro. O assessor eclesiástico do Setor Juventude, Pe. Antonio Ferreira da Silva, também estava presente.

A pergunta inicial foi a proposta de reflexão de Dom Vicente Costa que convidou os jovens a buscarem a santidade pela partilha, amor fraterno e união em Cristo. O Bispo de Jundiaí também respondeu às perguntas feitas pelos presentes que também puderam manifestar os anseios e dificuldades vividas por eles.

Durante o diálogo, destacou-se a necessidade de formação e informação para a juventude sobre como trabalhar os diversos carismas dentro de um grupo ou uma paróquia. Diante disso, Dom Vicente lembrou que é necessário ter como exemplo o Papa Francisco que trabalha o acolhimento, a abertura e o diálogo, como cristãos que vivem em comunhão, não tolerantes com as intrigas, sendo instrumentos de união e não de separação. Ele manifestou aos jovens o desejo de que a Igreja particular de Jundiaí seja uma Igreja em comunhão, orante e missionária.

Ao final do encontro, as jovens Sandra Mangueira e Adriana de Cássia deram um testemunho sobre o tempo em que estiveram no Maranhão, em dezembro do ano passado, onde foram realizar a Missão Jovem da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

O primeiro ‘Bate-papo com o Bispo’ aconteceu no ano passado e a intenção é que seja realizado um encontro por ano.

Colaboração e fotos: Ana Paula dos Santos (Setor Juventude – Diocese de Jundiaí)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *