Centro Diocesano de Formação

Centro Diocesano de Formação para o Laicato – Dom Gabriel

Membros da Diretoria:

Bispo Diocesano: Dom Vicente Costa
Assessor Eclesiático: Pe. Leandro Megeto
Diretora: Ir. Alcinda Primon, CMC (27/04/2016)
Coordenadora Pedagógica: Maria Angela Palma Ribeiro
Secretária: Maristela Pavan


Núcleos Diocesano de Formação

Núcleo Diocesano de Formação Teológico Dom Gabriel – JUNDIAÍ

Núcleo Diocesano de Formação Teológico São Paulo Apóstolo – ITU

Núcleo Diocesano de Formação Teológico Santo Tomás de Aquino – SALTO

Núcleo Diocesano de Formação Teológico Santo Agostinho – SANTANA DE PARNAÍBA

Núcleo Diocesano de Formação Teológico Maria, Sede de Sabedoria – VÁRZEA PAULISTA

Núcleo Diocesano de Formação Fé e Política Dom Amaury Castanho – JUNDIAÍ

Núcleo Diocesano de Formação Bíblico – Catequética São José de Anchieta – JUNDIAÍ


Cursos Oferecidos:

  • TEOLOGIA PARA LEIGOS (duração de 04 anos)
    Objetivo: Favorecer o aprofundamento das razões da fé por meio de um itinerário formativo, em vista de capacitá-los para o saber: teológico, bíblico, litúrgico, histórico, pastoral-catequético, espiritual e missionário.

  • FILOSOFIA (duração de 01 ano)
    Objetivo: o curso quer favorecer a compreensão da filosofia, capacitar e alargar os horizontes da percepção da realidade. O ser humano, na maioria das vezes, se torna aquilo que pensa, que aprende e que crê. Nós católicos temos a missão de transformar a realidade pela Ação Evangelizadora. Teremos plena alegria na transformação se formos conscientes da realidade. Saber agir para a transformação exige respeito e determinação, assim a filosofia se torna indispensável.

  • LITURGIA (duração de 01 ano)
    Objetivos: o curso quer promover a formação litúrgica de agentes de pastoral da diocese de Jundiaí, aprofundar o sentido da liturgia cristã, no seu mistério pascal, destacando a importância de aprimorar o conhecimento teológico-litúrgico em vista do celebrar de acordo com a Sacrosancutum Concilium, número 14: “…que todos os fiéis sejam levados àquela plena, consciente e ativa participação da celebrações litúrgicas”.

  • MARIOLOGIA (duração de 01 ano)
    Objetivo: Levar o aluno a refletir de maneira atualizada sobre o lugar e a missão de Maria na história da Salvação, especialmente integrada ao mistério de Cristo e da Igreja; Oferecer subsídios para o aprofundamento da piedade para com a Mãe do Senhor, inspirada na mariologia conciliar que tem enfatizado Maria, mulher de fé, redimida, membro da Igreja; Oferecer ao aluno condições para a realização do diálogo entre o saber acadêmico e a devoção popular acerca de Maria e capacitar para a comunicação do sentido de Maria ao povo de Deus e à sociedade de hoje.


  • FORMAÇÃO AO DISCÍPULO MISSIONÁRIO (duração de 01 ano)
    Objetivo:  Formar agentes de pastorais para que desenvolvam suas potencialidades na ação de discípulos missionários, à luz dos documentos do Magistério da Igreja: o encontro com Cristo, a conversão, o discipulado, a comunhão e a missão. Ênfase nas dimensões: humana, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral missionária.

  • FÉ E POLÍTICA (duração de 01 ano)
    Objetivo: Formar Cristãos para a missão política, favorecendo-lhes a aquisição de competência e habilitação para agir como cristãos no complexo campo da Política, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, à luz do Ensino Social da Igreja, dos documentos Latino Americanos, especialmente Da V conferencia de Aparecida e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
    *O núcleo também oferece Cursos Modulares.

  • BÍBLICO-CATEQUÉTICA (duração de 02 anos)
    Objetivo: A escola Bíblico-Catequética tem por objetivo despertar os catequistas para as competências e habilidades essenciais para o exercício do seu ministério, fazendo acontecer um processo sistemático de formação e interação entre fé e vida.