28 de março de 2024

Jundiaí /SP

Arca da Aliança sedia Encontro Diocesano no dia 26 de novembro

Para encerrar o Ano Missionário Diocesano e iniciar o Ano Nacional do Laicato, a Diocese de Jundiaí está preparando um grande encontro que será presidido pelo Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, para o dia 26 de novembro, no Centro de Evangelização Arca da Aliança Mãe da Divina Providência, em Várzea Paulista.

Segundo o coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Leandro Megeto, “o Encontro é um momento de dar graças a Deus pelos três anos do Projeto das Santas Missões Populares que despertou o ardor pela missão e motiva os fiéis a viverem a vocação batismal de serem evangelizadores. Também abriremos o Ano do Laicato, celebrando a vocação do leigo, tão importante para que o Evangelho chegue a todas as pessoas”.

O Projeto das Santas Missões Populares teve início em 2015, quando Dom Vicente Costa convocou todos os fiéis da Diocese de Jundiaí para serem anunciadores da Boa Nova do Evangelho. Três retiros diocesanos e três retiros paroquiais foram realizados em preparação para as Semanas Missionárias Paroquiais feitas ao longo do ano de 2017.

O encontro do dia 26 também será um momento de avaliação do Projeto das Santas Missões, em que os missionários poderão partilhar a experiência daquilo que viveram na missão. O evento terá ainda momentos de formação, oração, louvor e uma apresentação de outros dois projetos missionários da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nos quais a Diocese de Jundiaí está inserida. O Projeto Missionário Sul 1 – Norte 1 envia presbíteros e leigos missionários para a região Norte do Brasil. Em 2018, seguem em missão para Roraima, o padre Adeilson Rodrigues dos Santos, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Campo Limpo Paulista, e o diácono Paulo Morais de Oliveira, junto com a esposa Vera.

O outro Projeto da CNBB do qual a Diocese de Jundiaí participa é o que envia missionários para o continente africano. No próximo ano, o padre Adriano Ferreira Rodrigues, atual administrador paroquial da Paróquia São João Batista, em Itu, irá para Metoro, em Moçambique.

“Iremos apresentar esses projetos e chamaremos os leigos para participarem dessas missões ad gentes, rezando pela missão, ajudando materialmente ou mesmo, se colocando à disposição para partir também. A missão não pode ficar reduzida somente aos padres, mas também é necessário e importante que os leigos assumam a vocação batismal, que é missionária”, explica padre Leandro.

O Ano do Laicato foi Instituído pela CNBB para ser celebrado de 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018 e “vem para propor ações concretas para que os cristãos batizados sejam testemunhas da presença de Cristo nos “areópagos modernos” da sociedade, ou seja, os ambientes sociais que vivemos, como o ambiente da saúde, da educação.”, convida o presbítero.

 Estão convocados para participar deste evento todos os missionários das Santas Missões, os agentes pastorais e todos os fiéis da Diocese de Jundiaí. No dia será servido almoço para os presentes. A participação é gratuita. Anime sua comunidade e participe deste grande encontro diocesano!

O Encontro Diocesano está marcado para o dia 26 de novembro, a partir das 7h, encerrando às 14h30 com a Santa Missa, no Centro de Evangelização Arca da Aliança Mãe da Divina Previdência, na Rua Várzea Paulista, 1920, Vila Santa Terezinha, Várzea Paulista.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima