29 de março de 2024

Jundiaí /SP

Alteração do Episcopado

Papa Francisco nomeia bispo para a Diocese de Registro, em São Paulo

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 16, a decisão do Papa Francisco em nomear bispo da Diocese de Registro, em São Paulo, o padre Manoel Ferreira dos Santos Junior, atual reitor e pároco do Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Sul, da Diocese de Itapetininga.

Biografia

Padre Manoel Ferreira dos Santos Junior

Nascido em Morro do Alto, no município de Itapetininga (SP), padre Manoel Ferreira dos Santos Junior cursou licenciatura em Filosofia na Universidade de São Francisco, em São Paulo e Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no mesmo Estado. Fez especialização em teologia pastoral.

Ordenado em janeiro de 2005, padre Manoel exerceu em seu ministério sacerdotal as funções de reitor do Seminário de Filosofia e Teologia e Sócio do Noviciado dos Missionários do Sagrado Coração. Foi pároco em diversas paróquias, além de eleito para o Conselho Provincial, em 2002 e escolhido como vice-provincial em 2006.

Padre Manoel também foi agente da Pastoral Carcerária no antigo Carandiru. Trabalhou com comunidades de recuperação de drogados, com as mulheres marginalizadas da Estação da Luz em São Paulo e com a Pastoral dos moradores de Rua. Em 2011 foi eleito Superior Provincial da Província de São Paulo, e em 2014 foi reeleito Superior Provincial. Já em 2017 foi nomeado pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Sul, em Itapetininga (SP), onde está trabalhando até hoje.

Saudação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou nota de saudação ao novo membro do episcopado. O texto é assinado pelo secretário-geral da entidade, dom Leonardo Steiner. Confira, abaixo, na íntegra:

Saudação da CNBB ao P. Manoel Ferreira dos Santos Júnior

Brasília, 16 de maio de 2018

Prezado P. Manoel Ferreira dos Santos Júnior.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe sua nomeação como bispo da diocese de Registro (SP). E manifestamos a alegria e gratidão do episcopado brasileiro diante do gesto do Papa Francisco que zela de nossas comunidades enviando pastores para as Igrejas Particulares em nosso País.

Missionário do Sagrado Coração, o senhor fez um percurso de formação teológica e de ação pastoral que inspira um ministério episcopal com muitos frutos. Sua experiência no governo de sua Congregação Religiosa também o preparou para as funções que deverá realizar na missão que ora lhe é confiada pela Igreja.

Como sinal de boas-vindas, trazemos as palavras do Papa Francisco aos bispos italianos, em maio de 2014: “Amai as pessoas e as comunidades com uma dedicação generosa e total: elas são os vossos membros! Escutai o rebanho. Confiai no seu sentido de fé e de Igreja, que se manifesta também sob numerosas formas de piedade popular. Tende confiança no santo povo de Deus que tem a força para reconhecer os caminhos retos. Acompanhai com magnanimidade o crescimento da co-responsabilidade laical; reconhecei espaços de pensamento, de projeção e de ação nas mulheres e nos jovens: com as suas intuições e a sua ajuda sereis capazes de não vos demorardes ainda com uma pastoral de conservação — efetivamente genérica, dispersiva, fragmentada e pouco influente — assumindo, ao contrário, uma pastoral que se concentre no essencial. Como resume, com a profundidade dos simples, Santa Teresa do Menino Jesus: ‘Amá-lo e levá-lo a ser amado’”.

Por meio da pessoa do senhor, enviamos também nossa mensagem de reconhecimento e de gratidão pelo trabalho realizado a dom José Luiz Bertanha. Uma expressão retirada do Evangelho segundo Lucas tornou-se seu lema episcopal forte e luminoso: “Lancem as redes” (Lc 5,4). Esta é ainda uma expressão que também resume seu ministério realizado com todo ardor. Desejamos saúde e serenidade em sua emeritude!

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-geral da CNBB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima